Questão 14 -
Entre os anos de 1789 e 1799 a França transformou profundamente as estruturas políticas, econômicas e sociais da Europa, num evento que ficou conhecido como Revolução Francesa. Essa revolução teve repercussão inclusiva nas das Américas no final do século XVIII e início do XIX.
Entre as principais consequências da Revolução Francesa, podemos citar:
A) Seus ideais ficaram restritos a esta nação.
B) A ascensão do Regime Feudal.
C) O desenvolvimento socialista da França.
D) Derrota política da burguesia.
E) Separação entre Igreja e Estado.
________________________________________
Questão 15 -
Podemos dividir as raças em branca, negra, indígena, amarela. Essa divisão pouco nos diz sobre a cultura de cada uma delas. Por exemplo, vejamos a raça indígena: dentro da raça indígena existem inúmeros troncos étnicos, que definem as relações entre homens e mulheres, as atribuições de trabalho e os cuidados da casa, as hierarquias políticas e até mesmo a linguagem. No Brasil e existem atualmente 150 troncos linguísticos indígenas, sendo o tronco Tupi e o tronco Marco-Jê os dois principais (CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUEZ, Carla Regina Mota Alonso; OLIVEIRA PINTO, Rosangela de. LD HCS pág. 192). A diversidade étnica existente no Brasil de um lado representa a nossa riqueza cultural e, de outro, infelizmente gera muito preconceito e conflito social. As ciências sociais, especificamente a Antropologia, possuem um conceito para analisar este processo de conflito e preconceito interétnico denominado etnocentrismo.
Como poderíamos caracterizar o conceito de etnocentrismo?
A) Etnocentrismo é a mistura e coexistência de várias culturas em um mesmo espaço geográfico.
B) Etnocentrismo é o fundamento para as políticas que buscam afirmar a diferença para produção da igualdade, garantindo o acesso a direitos sociais.
C) É a forma de pensar os "outros" a partir da normas e valores de nossa própria sociedade e cultura.
D) É o conjunto de costumes, crenças e valores de um determinado povo
E) É o conjunto de sentimentos, ideias e costumes comuns que definem e fortalecem uma nação.
________________________________________
Questão 16 -
Compreendendo o homem e a sociedade nas suas diversas relações, identifica-se que as relações entre dominantes e dominados sempre existiram na história da humanidade. Observando, os dominados nunca tiveram sua real liberdade. Estão sempre presos por estratégias de controle criadas pelas classes dominantes, que podem oscilar entre cada época, mas sempre houve um grupo em busca de poder, que, me aventuro afirmar, sempre se relacionou com a questão econômica. Sobre as relações entre as classes sociais, podemos afirmar que:
I-A história sempre foi a história da luta de classes, desde às lutas entre homens livres e escravos, na Antiguidade, às lutas entre as categorias estamentais da sociedade feudal, até entre burguesia e proletariado na sociedade moderna.
II-A sociedade moderna, desde o seu início, passou por profundas transformações que impactaram o modo de vida e as relações sociais.
III-O modo de produção capitalista diminuiu a diferenciação social: camponeses prósperos (pequenos e médios produtores), semiproletários (camponeses pobres) e grandes mercadores; e promove a transformação da apropriação dos excedentes.
IV-O processo de renovação e revigoramento da sociedade capitalista acabou gerando uma igualdade entre as classes, o que também influenciou a cultura.
Assinale a alternativa que corresponda a alternativas corretas:
A) As alternativas I, II, III e IV estão corretas
B) Somente as alternativas I e II estão corretas
C) Somente as alternativas II e IV estão corretas
D) As alternativas I, II e III estão corretas.
E) Somente as alternativas I e IV estão corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
117
Resposta:
resposta da 15 alguem ?
Explicação:
Respondido por
116
Resposta:
Explicação: alguem sa ber o 14
Perguntas interessantes