Questão 14 "A história da pessoa com deficiência converge com as principais transformações que influenciaram a sociedade. Dessa forma, passamos por várias mudanças que implicaram diretamente na concepção e classificação daqueles considerados "diferentes" (SANTOS BARBOSA, 2016, p.26). Com relação à pessoa com deficiência e sua relação com a sociedade, analise as afirmativas abaixo: 1. Houve um período em que aqueles que não se enquadravam para o trabalho e as necessidades de mão de obra eram excluídos e condenados à marginalização. II. Houve uma época com grande expansão das instituições filantrópicas, que funcionavam como asilos. escolas e oficinas de produção. III. Em determinado período, as pessoas com deficiência eram treinadas para a mão de obra barata ou eram abandonadas nos "depósitos de loucos" e deficientes mentais. Analisando as afirmativas, está correto o que se afirma em: A. Apenas II e III. T B. Apenas em III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra
Explicação:
I e III
Sabendo que as pessoas com deficiência enfrentam muitos dilemas na sociedade enquanto a desmistificação de que são incapazes de realizar tarefas, as afirmativas consideradas certas seriam I e III, respectivamente.
Quem são as pessoas deficientes?
As pessoas deficientes, ou PcD, vivem em uma incessante luta pela igualdade na sociedade atual, visto que o entendimento que muitos tem sobre deficiências é de que são pessoas "retrógradas, incapazes ou inferiores". Houve uma grande luta durante toda a história pelos direitos trabalhistas e sociais.
A história dos PcD e a aprovação na sociedade da Grécia Antiga, conhecidos pelo culto ao belo e aos corpos esculturais, era bem difícil pois os gregos tinham uma completa aversão as pessoas deficientes, chegando até a assassinar bebês que nascessem sem algum membro do corpo. Quando os Jogos Olímpicos foram criados, por exemplo, em 357 a.C, apenas pessoas magras eram consideradas "normais" poderiam participar, provando assim a exclusão diante da sociedade.
A Igreja Católica da Idade Média com a forte influência e grande poder aquisitivo, estes diziam que pessoas deficientes eram "castigadas por Deus", pecadores ou "abominações do Diabo", chegando a serem indenizados, condenados a inquisição, excluídos da sociedade, abandonados e no pior dos casos, mortos.
Além do mais, eram proibidos de trabalhar a partir dessa visão retrógrada, ou eram contratados como mão-de-obra barata em trabalho escravo.
PcD na sociedade atual, com a evolução de conceitos e da sociedade de uma maneira geral, existem leis que protegem os deficientes e uma maior inclusão, não só em um contexto social, mas no contexto trabalhista também, como as vagas PcD e a inclusão nas escolas, atividades artísticas e acolhimento psicossocial.
Leia mais sobre PcD e aprofunde seus estudos em: https://brainly.com.br/tarefa/43840408
#SPJ2