QUESTÃO 111 TEXTO IA característica da oralidade radiofônica, então, seria aquela que propõe o diálogo com o ouvinte: a simplicidade, no sentido da escolha lexical; a concisão e coerência, que se traduzem em um texto curto, em linguagem coloquial e com organização direta; e o ritmo, marcado pelo locutor, que deve ser o mais natural (do diálogo). É esta organização que vai “reger” a veiculação da mensagem, seja ela interpretada ou de improviso, com objetivo de dar melodia à transmissão oral, dar emoção, personalidade ao relato de fato.VELHO, A. P. M. A linguagem do rádio multimídia. Disponível em: www.bocc.ubi.pt. Acesso em: 27 fev. 2012.TEXTO IIA dois passos do paraísoA Rádio Atividade leva até vocês Mais um programa da séria série “Dedique uma canção a quem você ama” Eu tenho aqui em minhas mãos uma carta Uma carta d’uma ouvinte que nos escreve E assina com o singelo pseudônimo de “Mariposa Apaixonada de Guadalupe” Ela nos conta que no dia que seria o dia mais feliz de sua vida Arlindo Orlando, seu noivo Um caminhoneiro conhecido da pequena e Pacata cidade de Miracema do Norte Fugiu, desapareceu, escafedeu-se Oh! Arlindo Orlando volte Onde quer que você se encontre Volte para o seio de sua amada Ela espera ver aquele caminhão voltando De faróis baixos e para-choque duro...BLITZ. Disponível em: http://letras.terra.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (fragmento).Em relação ao Texto I, que analisa a linguagem do rádio, o Texto II apresenta, em uma letra de canção,A estilo simples e marcado pela interlocução com oreceptor, típico da comunicação radiofônica. B lirismo na abordagem do problema, o que o afasta de uma possível situação real de comunicação radiofônica. C marcação rítmica dos versos, o que evidencia o fato de o texto pertencer a uma modalidade de comunicação diferente da radiofônica. D direcionamento do texto a um ouvinte específico, divergindo da finalidade de comunicação do rádio, que é atingir as massas. E objetividade na linguagem caracterizada pela ocorrência rara de adjetivos, de modo a diminuir as marcas de subjetividade do locutor.LC - 2o dia | Caderno 7 - AZUL - Página 11QUESTÃO 112 Ai, palavras, ai, palavras que estranha potência a vossa!Todo o sentido da vida principia a vossa porta: o mel do amor cristaliza seu perfume em vossa rosa; sois o sonho e sois a audácia, calúnia, fúria, derrota...A liberdade das almas, ai! Com letras se elabora... E dos venenos humanos sois a mais fina retorta: frágil, frágil, como o vidro e mais que o aço poderosa! Reis, impérios, povos, tempos, pelo vosso impulso rodam...MEIRELES, C. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985 (fragmento). O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Centralizada no episódio histórico da Inconfidência Mineira, a obra, no entanto, elabora uma reflexão mais ampla sobre a seguinte relação entre o homem e a linguagem: A A força e a resistência humanas superam os danosprovocados pelo poder corrosivo das palavras. B As relações humanas, em suas múltiplas esferas, têmseu equilíbrio vinculado ao significado das palavras. C O significado dos nomes não expressa de forma justae completa a grandeza da luta do homem pela vida. D Renovando o significado das palavras, o tempo permite às gerações perpetuar seus valores e suas crenças. E Como produto da criatividade humana, a linguagemtem seu alcance limitado pelas intenções e gestos. QUESTÃO 113 Pote Cru é meu pastor. Ele me guiará. Ele está comprometido de monge. De tarde deambula no azedal entre torsos de cachorro, trampas, trapos, panos de regra, couros, de rato ao podre, vísceras de piranhas, baratas albinas, dálias secas, vergalhos de lagartos, linguetas de sapatos, aranhas dependuradas em gotas de orvalho etc. etc. Pote Cru, ele dormia nas ruínas de um convento Foi encontrado em osso. Ele tinha uma voz de oratórios perdidos.BARROS, M. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 2002. Ao estabelecer uma relação com o texto bíblico nesse poema, o eu lírico identifica-se com Pote Cru porqueA entende a necessidade de todo poeta ter voz deoratórios perdidos. B elege-o como pastor a fim de ser guiado para asalvação divina. C valoriza nos percursos do pastor a conexão entre asruínas e a tradição. D necessita de um guia para a descoberta das coisasda natureza. E acompanha-o na opção pela insignificância das coisas.
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estilo simples e marcado pela interlocução com o receptor, típico da comunicação radiofônica. ITEM A
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