QUESTÃO 10
O crescimento econômico faz parte de um processo mais amplo: o desenvolvimento de uma sociedade. A evolução de qualquer sociedade ao longo do tempo reflete mudanças fundamentais em sua organização e em suas instituições. Em geral, o crescimento econômico é calculado pela evolução do Produto Interno Bruto no longo prazo, já que este mede a produção de um país e, portanto, seu nível de atividade econômica.
MÓCHON, Francisco. Princípios de Economia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
A partir do enunciado acima e das ideias que ele transmite, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:
I. O crescimento econômico é a chave para a elevação do nível de vida no longo prazo.
II. O crescimento da produção no longo prazo se deve basicamente ao aumento na dotação e qualidade dos recursos produtivos e aos avanços tecnológicos.
III. Estão entre os benefícios do crescimento econômico: maior receita fiscal e mais serviços públicos; maior nível de renda a distribuir; e aumento do emprego.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F, V, F.
Alternativa 2:
F, F, V.
Alternativa 3:
V, F, F.
Alternativa 4:
V, V, F.
Alternativa 5:
V, V, V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ALTERNATIVA 5 = V-V-V
Explicação:
I- É possível que haja crescimento econômico sem desenvolvimento, mas não será possível desenvolvimento sem crescimento. Logo, o crescimento econômico é a chave para a elevação do nível de vida no longo prazo.
II- Para um crescimento econômico de longo prazo, faz-se necessário a elevação do produto potencial da economia. Ou seja, Colocar à disposição da coletividade uma quantidade de mercadorias e serviços que supere o crescimento populacional.
II- Quando se fala em crescimento econômico, está se falando em crescimento da renda nacional per capita. O crescimento evidencia a empregabilidade de variáveis quantitativas, enquanto o desenvolvimento considera tanto as variáveis quantitativas quanto as variáveis qualitativas.