QUESTÃO 10 - O Brasil está entre os dez países mais desiguais do mundo — afirma o sociólogo Luis Henrique Paiva, coordenador de estudos em seguridade social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).De fato. A publicação Síntese de Indicadores Sociais, divulgada pelo IBGE em 2020, trouxe estimativas do Banco Mundial com base no índice de Gini, instrumento criado pelo matemático italiano Conrado Gini para medir o grau de concentração de renda no grupo a ser avaliado. A variação numérica é de zero a um, sendo zero quando todos têm a mesma renda e um representando o extremo oposto. Nesse ranking da desigualdade, o Brasil apresenta 0,539 pelo índice de Gini, com base em dados de 2018. Está enquadrado entre os dez países mais desiguais do mundo, sendo o único latino-americano na lista onde figuram os africanos. O Brasil é mais desigual que Botsuana, com 0,533 pelo índice de Gini, pequeno país vizinho a África do Sul com pouco mais que dois milhões de habitantes. Visto do topo da pirâmide social, o Brasil é um dos recordistas em concentração de renda no mundo. Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado no final de 2019, portanto antes da pandemia, mostrou que o 1% da população mais rica detinha 28,3% da renda do país, quase um terço do total. *
1 ponto
Com base nas informações contidas no texto e no gráfico supracitado, podemos afirmar que:
Com base nas informações contidas no texto e no gráfico supracitado, podemos afirmar que:
a) O Brasil é um país democrático e justo socialmente no que tange a distribuição da renda. Ele apresenta índice de Gini considerado bom em relação aos outros países.
b) O Brasil é um dos países com maior grau de igualdade social e de renda do mundo. Prova disso é que ele se encontra bem posicionado entre os países com maior concentração de renda, conforme demonstra o gráfico acima.
c) O Brasil está entre os 10 países mais desiguais e com maior concentração de renda do mundo. Pelo gráfico percebe-se que o mesmo ocupa a segunda posição quando se analise a concentração de renda dos 1% mais ricos do país.
d) O Brasil é um país muito desigual, mas quando se trata da renda, percebemos que ele é muito justo e igualitário, pois aqui, todos compartilham da mesma proporção da riqueza.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
c)
Explicação:
O Brasil está entre os 10 países mais desiguais e com maior concentração de renda do mundo. Pelo gráfico percebe-se que o mesmo ocupa a segunda posição quando se analise a concentração de renda dos 1% mais ricos do país.
Perguntas interessantes
Administração,
4 meses atrás
Inglês,
4 meses atrás
Inglês,
4 meses atrás
Direito,
5 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás