Ed. Física, perguntado por jaquelinekemil, 9 meses atrás

QUESTÃO 10 Lamentavelmente, a história da pessoa com deficiência foi marcada por diversas manifestações de desvalorização da figura humana, preconceito e de segregação. No âmbito educacional o processo de aceitação da pessoa com deficiência iniciou a partir do século XX, fase em que nota-se o desenvolvimento de escolas e turmas especiais em escolas públicas para crianças e jovens com deficiência. FAVATTO, Naline Cristina. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2020. Considerando a fase mencionada acima sobre o desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência descrita por Kirk e Gallagher (1987); Mendes (1995) e Sassaki (1997), avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Compreendida como a terceira fase, o desenvolvimento de escolas e turmas especiais em escolas públicas para crianças e jovens com deficiência é marcada pelo movimento de integração social dos alunos com deficiência, cujo objetivo era inclui-los em escolas regulares de ensino. II. Compreendida como a terceira fase, o desenvolvimento de escolas e turmas especiais em escolas públicas para crianças e jovens com deficiência ofereceu à pessoa com deficiência uma educação à parte, como por exemplo a criação do “instituto dos meninos cegos”. III. Compreendida como a segunda fase, o desenvolvimento de escolas e turmas especiais em escolas públicas para crianças e jovens com deficiência passa a ser institucionalizada, onde essas pessoas eram segregadas e protegidas em instituições residenciais. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I apenas. Alternativa 2: II apenas. Alternativa 3: I, III apenas. Alternativa 4: II, III apenas. Alternativa 5: I, II, III.

Soluções para a tarefa

Respondido por Simonekukla
12

Resposta:

4. II, III

Explicação:

Primeira fase, datada na Idade Média, muitas pessoas acreditavam que o fato de nascer uma criança com deficiência na família estava ligado ao pecado, isto é, que os pais dessa criança teriam cometido algo muito grave que desagradava a Deus, e, como forma de pagar por seus pecados, uma criança com deficiência nascia nessa família. Adams, Bell e Griffin (2007) destacam que a deficiência era vista como atuação de maus espíritos e do demônio, sob o comando das bruxas, e também resultado da ira celeste e castigo de Deus.  

• A segunda fase dessa análise histórica caracteriza-se pela institucionalização de pessoas com deficiências. Inicialmente na Alemanha nos séculos XVIII se expandiu para o Brasil e permaneceu até meados do século XIX. Nesse momento, a deficiência passa a ser institucionalizada, onde essas pessoas eram segregadas e protegidas em instituições residenciais.

• A terceira fase é marcada, já no final do século XIX e meados do século XX, pelo desenvolvimento de escolas e turmas especiais em escolas públicas, visando a oferecer à pessoa com deficiência uma educação à parte. O “Instituto dos Meninos Cegos” foi fundado na cidade do Rio de Janeiro no final de 1854, sendo a primeira escola especializada no Brasil para deficientes visuais.

• Na quarta fase, no final do século XX, por volta da década de 70, observa-se um movimento de integração social dos indivíduos que apresentavam deficiência, cujo objetivo era inseri-los em ambientes escolares, o mais próximo possível, daqueles oferecidos às pessoas que não apresentavam deficiências. Zavareze (2009) menciona que, nesse período, o intuito passa a ser educar essas pessoas em sua capacidade máxima de aprendizagem. É importante destacar que essa é a fase atual em que nos encontramos, observe como ainda se faz muito presente a luta pela valorização e inclusão de crianças e jovens com deficiência em nosso cotidiano.  

Respondido por claudineisilva277
1

Resposta:

Explicação:

Marquei a mesma tbm 2 E 3

Perguntas interessantes