História, perguntado por marcelasilva0634, 4 meses atrás

Questão 10.
A Proclamação da República Brasileira em 1889 e a promulgação da Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil não solucionaram todos os problemas da sociedade e nem pôs fim as imposições e utilizações dos instrumentos públicos em prol de benefícios próprios. Deodoro da Fonseca, desejoso de permanecer na Presidência da República, utilizou-se de práticas inconstitucionais para permanecer no cargo mesmo após a promulgação da Constituição Nacional. Assim, de forma ilegal, iniciou-se o período constitucional da presidência de Deodoro da Fonseca. Sobre o governo constitucional de Deodoro da Fonseca, marque as alternativas corretas.
A-( )- Para garantir a permanência de Deodoro na presidência após a convocação da Constituinte, Deodoro e
os positivistas que o cercavam promoveram sua candidatura à presidência e pressionaram e ameaçaram os deputados e constituintes inviabilizando a candidatura de Prudente de Morais, que era o representante dos cafeicultores paulistas.
B-( )- A permanência de Deodoro da Fonseca na presidência da República se deu, em grande parte, por conta das pressões dos militares sobre as oligarquias brasileiras. Para os grupos civis, o governo provisório já havia cumprido o seu papel para garantir a consolidação da República Brasileira e criticavam os efeitos desastrosos da política econômica do governo provisório.
C-( )- Embora o governo constitucional de Deodoro tenha se mostrado mais legalista que seu governo provisório, este não pôs fim ao seu caráter autoritário, gerando um conflito entre o legislativo federal e o executivo. A oposição do Congresso ao governo de Deodoro virou uma queda-de-braço onde, na manhã do dia 3 de novembro de 1891, o presidente decretou estado de sítio, fechando o Congresso e prendendo vários políticos de oposição. Mas a reação foi mais forte do que o esperado. Líderes de oposição organizaram um enfrentamento ao golpe as oligarquias de Minas, Pernambuco e Rio Grande do Sul se movimentaram. Até mesmo no exército a oposição à Deodoro crescia, tendo como principal oposicionista o vice-presidente Floriano Peixoto.
D-( )- Piorando a situação instável do governo de Deodoro, no dia 22 de novembro os trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil iniciaram uma greve contra o golpe de Deodoro. No dia 23 a marinha declarou sua plena insatisfação e o almirante Custódio de Melo colocou-se no comando dos navios ancorados na Baía da Guanabara e apontou os canhões para a

GEOGRAFIA
cidade, ameaçando e exigindo a renúncia de Deodoro que, diante da forte oposição, foi obrigado a renunciar.

Soluções para a tarefa

Respondido por fhnascimentoaraujo
3

Resposta:

Letra (C) A proclamação da República Brasileira não pôs fim aos conflitos ideológicos e nem as mazelas sociais que se espalhavam Brasil a fora. A Primeira República Brasileira ou República Velha, estendeu-se de 1889 a 1930, sendo dividida em dois períodos; República da Espada (1889 a 1894) e República Oligárquica (1894 a 1930).

Espero te ajudado

Perguntas interessantes