Questão 10/10 - Introdução à Teoria Geral da Administração
A resistência é um dos fatores que mais atrapalham a mudança organizacional. Em algumas circunstâncias, ela pode ser positiva e benéfica, por fornecer estabilidade e previsibilidade aos funcionários, além de incentivar discussões e questionamentos sobre a importância de ideias novas. Porém, pode gerar conflito funcional e barreiras à adaptação e ao desenvolvimento da organização.
Fonte: FONSECA, 2018. Rota de Aprendizagem 6. Introdução à Teoria Geral da Administração. Uninter.
Com relação a este assunto, leia as frases a seguir que descrevem algumas razões individuais que levam as pessoas a resistirem à mudança.
I. Segurança: as pessoas resistem quando se sentem inseguras, com a possibilidade de perderem o emprego, por exemplo, em decorrência de mudanças na organização.
II. Medo do desconhecido: as pessoas interpretam a realidade de acordo com o modo como a percebem.
III. Processamento seletivo de informações: quando a certeza é trocada pela ambiguidade.
É correto o que se afirma em:
A I somente.
B I e II somente.
C III somente.
D II e III somente.
E I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A- I somente
Explicação:
-
Dados os conceitos relativos à resistência à mudança, é correto afirmar o que se encontra na alternativa: A) I somente.
Sobre resistência à mudança
Pesquisas recentes relacionadas ao comportamento organizacional e individual mostraram que tanto as empresas quanto suas pessoas são resistentes à mudança.
Por um lado, isso é positivo, pois traz ambientes mais estáveis e previsíveis ao comportamento. Contudo, ambientes resistentes pode epicentro de conflitos funcionais que dificultam a adaptabilidade e o progresso.
Muitos dos comportamentos resistentes à mudança se devem à falta de repertórios de cunho emocional ou motivacional que lhes permitam mudar a situação presente, bem como à falta de segurança psicológica para reconhecer os embates reais ou mesmo as vantagens de situações alternativas.
Não há padrões para resistência. A mudança pode causar uma pequena reação no momento da implementação, mas haverá resistência mesmo após muito tempo.
Essa resistência surge quando é facilitada no nível organizacional pela presença de problemas externos: demandas dos consumidores, inovações tecnológicas, além de questões internas como eficiência e eficácia, na forma de organização do trabalho e na gestão de tarefas.
Saiba mais sobre resistência à mudança em:
https://brainly.com.br/tarefa/10987112
#SPJ2