História, perguntado por mel0355, 11 meses atrás

Questão 10/10 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Considere o fragmento de texto:
“A partir da década de 1870, tendências científicas europeias adentraram com intensidade no Brasil. Assim, com base no que se tinha de mais moderno à época - as ideias positivistas, liberais, evolucionistas e raciais [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 39-43, 2015. p.40.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, sobre a teoria do branqueamento, assinale a alternativa que aponta corretamente o pensamento defendido por intelectuais brasileiros:
A A raça branca é superior às demais.
B O branqueamento torna a sociedade inferior.
C A herança hereditária cria a igualdade social.
D A raça branca é inferior mas trabalha mais.
E Todos são iguais racialmente e economicamente.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
8

Sobre os aspectos das teorias positivistas sobre as raças, temos que a resposta certa é a:

A A raça branca é superior às demais.

Isso porque durante muito tempo se acreditou que a raça branca era superior as demais tendo em vista que essa raça era mais abrangente na Europa e representava pessoas que tinham maior capacidade cognitiva.

A raça negra, nessa época, estava atrelada a escravidão e ao trabalho braçal, sendo considerada inferior pelos estudiosos e devendo ser marginalizada da sociedade.

espero ter ajudado!

Respondido por LucasFernandesb1
4

Olá, tudo bem?

  • O que foi a teoria do branqueamento?

A teoria do branqueamento defendia que, por conta do processo de miscigenação que ocorreu no Brasil, a população descendente de negros tendia a ficar cada vez mais branca no decorrer de gerações.

  • O que significava a teoria do branqueamento?

O médico e antropólogo brasileiro, João Baptista de Lacerda foi um dos adeptos mais importantes a essa teoria. Ele chegou a formular um artigo através do qual apoiava a teoria do branqueamento, bem como o processo de miscigenação, como sendo algo positivo pois significava a superioridade da raça branca sobre a demais, visto que a branca, supostamente, conseguia "clarear" a negra e a indígena.

  • O que foi o processo de miscigenação?

A miscigenação representa a mistura de raças que ocorreu, sobretudo, no período do Brasil colonial. Essa miscigenação ocorreu entre as três raças: a branca do europeu, a negra do africano e a parda do indígena.

  • Qual a resposta?

A) A raça branca é superior às demais. ✅

Leia mais em:

  • https://brainly.com.br/tarefa/3567731

Espero ter ajudado :-) Bons estudos.

Anexos:
Perguntas interessantes