Saúde, perguntado por joycepalhares2011, 4 meses atrás

Questão 1
Um cão da raça Boxer, 12 anos, macho, deu entrada no serviço clínico do Hospital em que você trabalha, com histórico de atropelamento. Encontrava-se com hemorragia externa severa na região de membro pélvico direito, com fratura completa, exposta, em terço médio de diáfise femoral, mostrando-se extremamente prostrado e arresponsivo. Em atendimento emergencial, enquanto uma equipe tentava realizar estabilização do animal, em exame com ultrassonografia FAST para determinar lesões abdominais, identificou-se grande hemorragia em região esplênica. Antes mesmo de terminar o exame, o cão entrou em parada cardiorrespiratória.


Qual das alternativas abaixo descreve um protocolo de suporte de vida avançado que deve ser realizado neste animal?


a.
Realizar massagens cardíacas na frequência de 100 a 120 compressões por minuto.

b.
Em ausência de possibilidade de intubação orotraqueal, realizar respiração boca-focinho no animal para garantir ventilação pulmonar.

c.
Ventilar o animal com frequência de 10 ciclos respiratório por minuto.

d.
Após acesso de veia cefálica, realizar fluidoterapia para reequilíbrio da volemia do animal.

e.
Verificar se há qualquer tipo de obstrução nas vias aéreas e realizar intubação orotraqueal do animal o mais rápido possível, garantindo ventilação do animal.

Questão 2
“O uso desses medicamentos como parte do esquema anestésico tem muitas vantagens, incluindo, entre outras: acalmar o paciente, facilitar o cateterismo intravenoso, proporcionar analgesia, reduzir as respostas simpáticas à estimulação cirúrgica, reduzir as necessidades de anestésicos e promover indução e recuperação suaves. A seleção dos fármacos deve ser individualizada para cada paciente. Quando se selecionam os fármacos e as doses, é preciso considerar a idade, o temperamento do paciente, os processos patológicos, o estado do volume sanguíneo e assim por diante.”

Como médico veterinário, lendo a descrição anterior, sabe-se que os medicamentos descritos acima são:

Escolha uma:
a.
Exclusivamente tranquilizantes, que produzem uma sensação de calma nos animais, por sua ação ansiolítica.
b.
Apenas anestésicos inalatórios, como isoflurano, empregados com uso de um vaporizador.
c.
Tranquilizantes, sedativos, analgésicos e anestésicos injetáveis, por serem fármacos que podem realizar todas as funções descritas acima.
d.
Tranquilizantes e sedativos, rotineiramente empregados para ansiólise e, no caso dos sedativos, também diminuição a respostas externas.
e.
Analgésicos opioides exclusivamente, como morfina e codeína, rotineiramente empregados para os procedimentos descritos.

Questão 3
A administração de pentobarbital sódico de forma intravenosa, antigamente realizada rotineiramente, atualmente é protocolo em desuso, dado suas limitações em pacientes não-hígidos e recuperação desconfortável. Entretanto, o pentobarbital ainda é utilizado em alguns protocolos experimentais. Considere um protocolo experimental onde utilizaremos pentobarbital sódico a 3% e dose de aplicação de 30mg/kg.

Qual das alternativas abaixo descreve, corretamente, o cálculo de dose para um procedimento anestésico experimental com este protocolo?

Escolha uma:
a.
Um animal de 1,2kg deve receber 1,2mL IV.
b.
Sem necessidade de cálculo, apenas acompanhar os reflexos do animal enquanto se aplica o fármaco.
c.
Para um animal de 10kg aplicaremos, de forma intravenosa, 3mL do fármaco.
d.
Para um animal de 1,5kg, deveremos aplicar 15mL IV.
e.
Um animal de 3kg deve receber 9mg do fármaco.

Questão 4
A homeostasia trata-se do conjunto de atividades metabólicas realizadas pelo organismo para manutenção do equilíbrio de vários parâmetros importantes para o organismo. Os processos metabólicos normais tendem a eliminar detritos, sendo que o dióxido de carbono e íons de hidrogênio produzidos apresentam extrema importância neste equilíbrio, causando alterações significativas no pH (demonstração inversa da concentração de H+) sanguíneo quando em quantidades altas (acidose) ou baixas (alcalose). Suponha um caso de um animal com desequilíbrio do pH sanguíneo.

Qual das alternativas abaixo define corretamente os mecanismos de correção fisiológica para desequilíbrios de pH sanguíneo?

Escolha uma:
a.
Alterações na ventilação do animal (hipo ou hiper) apenas interferem na PCO2, não tendo interferência na concentração de bicarbonato sanguíneo.
b.
Em casos de alcalose metabólica, o organismo recorre a uma hipoventilação para aumentar os níveis de PCO2 e, consequentemente, aumentar os níveis de bicarbonato sanguíneo.
c.
Tamponamento químico e regulação renal sempre são empregados exclusivamente na compensação de pressão parcial de CO2 baixa, que leva a alteração de pH de origem respiratória.
d.
Em casos de acidose respiratória por aumento de CO2, o organismo realiza resposta compensatória com tamponamento químico e, quando necessário, regulação renal.
e.
Na acidose metabólica por aumento de bicarbonato temos uma hiperventilação compensatória para diminuir a saturação de CO2.

Soluções para a tarefa

Respondido por annajuliaaj
5

Resposta: 1- D- Após acesso de veia cefálica, realizar fluidoterapia para reequilíbrio da volemia do animal.

2- D- Tranquilizantes e sedativos, rotineiramente empregados para ansiólise e, no caso dos sedativos, também diminuição a respostas externas.

3- Não é a C nem a E (Não acertei essa questão)

4- D- Em casos de acidose respiratória por aumento de CO2, o organismo realiza resposta compensatória com tamponamento químico e, quando necessário, regulação renal.

Explicação:

Corrigido pelo AVA


joycepalhares2011: 3- Não é a C, nem a E...., nem a D.
helencas: 3 - Um animal de 1,2kg deve receber 1,2mL IV. Correto
Respondido por tamiressk
0

Um animal de 1,2kg deve receber 1,2mL IV. Correto

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA

Perguntas interessantes