Biologia, perguntado por ferreiravic23, 9 meses atrás

(Questão 1) - (UEL-PR) Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam
pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas
de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso planeta. Entretanto, existem outras
teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia cósmica,
sustenta que:
a) As primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como
as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos.
b) Compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de
maneira abiótica em vários
pontos do planeta Terra.
c) Bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos
minimos necessários para a
sua formação e subsistência.
d) A capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas
se difundissem pelos
oceanos primitivos da Terra.
e) A vida se originou fora do planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou
então pela poeira espacial.​

Soluções para a tarefa

Respondido por GBgamer2003
5

Resposta:

A alternativa correta é a letra E)

A panspermia é uma teoria da origem da vida na terra que fala que a vida se originou fora do planeta terra e foi trazida para a terra através de algum astro, como os meteoritos, cometas e a própria poeira estelar.

Essa teoria fala que algum composto precursor da vida ou microrganismo pouco desenvolvidos estavam presos nesses corpos e quando se chocaram com a terra, que tinha e tem um ambiente propicio para a vida, ela começou a se adaptar e a evoluir para as formas de vida que existem hoje.

O único problema é que se assim fosse, existia vida em outros planetas próximos, como marte.

Caso queira estudar mais:

brainly.com.br/tarefa/11967099

Explicação:

Respondido por rahramos1212
2

Resposta:

letra (e)

Panspermia explica a hipótese de que a vida existe em todo o Universo, distribuída por meteoros, asteroides e planetoides.

Explicação:

Quando falamos em origem da vida, sempre há muitas dúvidas e teorias. Uma das mais conhecidas e aceitas é a da evolução química, que propõe que a vida surgiu nos oceanos da Terra primitiva. Porém, diversas pesquisas sugerem que as substâncias que contribuíram para a formação das primeiras formas de vida podem ter chegado ao planeta, e não terem sido formadas aqui. Essa é a chamada Panspermia Cósmica.

Segundo a teoria da Panspermia Cósmica, existiram partículas de vida que teriam caído na Terra acompanhadas de cometas e meteoros. Essas partículas seriam como esporos prontos para germinar. Acredita-se que essa hipótese tenha sido proposta inicialmente no século V a.C., na Grécia, por Anaxágoras.

A teoria foi novamente posta em discussão por volta de 1879 pelos trabalhos de Hermann von Helmholtz e William Thomson, que afirmavam a possibilidade de meteoros servirem de meio de transporte para as formas de vida encontradas no espaço. Svante Arrhenius também contribuiu muito para a teoria. Ele sugeriu que os esporos poderiam ser transportados no espaço pela pressão da radiação emitida por estrelas.

Fred Hoyle, ao estudar as galáxias, verificou que seria possível que bactérias viajassem pelo universo. Ele observou que na poeira espacial havia compostos de carbono e água, sendo que esta refletia determinado espectro de luz, que era coincidentemente o mesmo que as bactérias refletiam. Quando expôs sua teoria em 1979, muitos pesquisadores ficaram céticos em relação à teoria.

Diversos trabalhos continuaram tentando confirmar a teoria da Panspermia. Dentre eles, destacaram-se o de Orguiel, os de Murchison e de Allend, que verificaram aminoácidos em porões de meteoritos. Esses aminoácidos poderiam ter sido trazidos à Terra e terem se tornado componentes dos oceanos primitivos após sua liberação. Acredita-se que esses meteoros chocavam-se com a água e liberavam aminoácidos no processo de hidrólise.

Baseando-se nessa teoria, pode ser que toda a galáxia tenha sido bombardeada com essas formas de vida ou substância precursora, portanto, não há motivos para que não possa existir vida em outros planetas.

Essa teoria apresenta ainda diversas dúvidas, tais como: De que forma esses micro-organismos viajaram pelo espaço, suportando todas as suas adversidades? Além disso, como eles foram formados em outros locais?

Perguntas interessantes