QUESTÃO 1 "Tudo é tática no futebol. A maneira de pensar e agir no esporte das multidões têm características próprias e, às vezes, místicas, o que confere ao tema uma atmosfera de constantes procedimentos táticos. [...] O universo das táticas no futebol é vasto e envolve questões dos mais variados âmbitos, como escalação do time, sistema tático de jogo, esquematizações táticas, detalhes extracampo, elementos psicológicos, intuição, conceitos e segredos." DRUBSCKY, R. O universo tático do futebol: escola brasileira. Belo Horizonte: Health, 2003. Analisando o fragmento de texto exposto acima e o livro da disciplina (RESENDE, 2018), disserte sobre as principais ações globais de ataque e defesa no futebol. Ou seja, o que fazer em situação de ataque e o que fazer em situação de defesa. Orientações: Sua resposta deve ser baseada nas informações do livro da disciplina! Para evitar erros de digitação, elabore sua resposta em um documento word para depois copiar e colar no local de resposta indicado abaixo. - - Deixe claro em seu texto as duas situações solicitadas (um tópico para ataque e um para a defesa). Utilize entre 10 a 20 linhas para elaborar sua resposta.
Soluções para a tarefa
Os aspectos táticos são muito importantes no futebol. Com relação às ações gerais de ataque e de defesa, podemos destacar:
- Ataque: Para atacar, um time deve manter a posse de bola, os jogadores devem se movimentar para confundir os defensores, e é necessário que os jogadores tenham criatividade.
- Defesa: Para defender, os jogadores devem se posicionar de maneira compacta, devem ser agressivos na marcação, e devem ter atenção ao movimento dos atacantes.
Outros fatores importantes no futebol:
Além dos aspectos táticos, o futebol apresenta outros aspectos que são essenciais para o sucesso de uma equipe. São eles:
- Aspectos técnicos;
- Aspectos físicos;
- Aspectos psicológicos.
Aprenda mais sobre tática no futebol aqui: https://brainly.com.br/tarefa/34172023
#SPJ1
Defensor: anulando situações de finalização (ao pressionar, fechar espaços,
impedir arremates contra meu gol defendido); recuperar a bola (assegurando a manutenção da pos-
se de bola); impedir a progressão do oponente (é a não permissão de ganho de espaço dimensional por parte de quem está a atacar minha equipe); proteger meu gol (marcando e desarmando os oponentes que buscam fazer o gol contra minha equipe); reduzir o espaço de jogo do oponente (buscando fazer com que as possibilidades de avanço do meu oponente sejam limitadas ao máximo, condicionando, assim, ao erro ou a uma resposta por mim esperada, facilitando a recuperação da posse de bola).
Atacantes: Ler o ogo e tomar as melhores decisões nas mais diversas situações que se apresentam, atentando para que o jogo me pede enquanto postura ofensiva: conservando a posse de bola (por meio de jogadas que prezam pelas trocas de passe, criação de linhas de passe etc.); construindo jogadas ofensivas (quanto maior o número de possibilidades construções de jogadas, maior a chance de êxito nas minhas ações); progredir pelo campo do oponente de jogo (assim aproximando-se da meta contrária, na qual devo ter por objetivo e sempre concretizar em gols minhas jogadas); criação de situações de finalização da jogada (criação das já mencionadas oportunidades para que aconteçam os gols); finalizar (ação primária para ganhar o jogo por meio do gol).
Explicação:
pag 89/