Português, perguntado por sbam2, 9 meses atrás

QUESTÃO 1
TEXTO I
Sempre que pensamos na história, entendemos que houve reforços positivos ou negativos para que em algum momento o acontecimento marcasse esse processo, e pudesse assim ficar registrado como algo a ser lembrado. Diante do nosso contexto educacional, é necessário lembrar que a história dos surdos, passou por momentos de evolução/retrocessos que deixaram marcas.

TEXTO II
A principal questão da educação dos surdos, desde seu início, sempre foi se os Surdos deveriam desenvolver a aprendizagem utilizando a língua de sinais ou a língua oral. E essa decisão, durante muito tempo, foi tomada pelos ouvintes. Só recentemente, os surdos podem dizer como preferem ser educados, e a maioria decidiu que o melhor para eles é a língua de sinais.

NOGUEIRA, Cléia M. I.; CARNEIRO, Marília I. N.; SOARES, Beatriz I. N. Libras. Maringá: Unicesumar, Reimpresso 2018.

Com bases nos textos I e II e também nos materiais didáticos, descreva, em um texto de até 15 linhas, o processo histórico dos surdos, pontuando a problematização e resolução que houve até obtermos uma educação bilíngue como nos dias de hoje.

Soluções para a tarefa

Respondido por fabiobesip9e0z5
1

Resposta:

O processo histórico dos surdos

Explicação:

Nos tempos atuais, os surdos possuem um espaço na sociedade onde podem estudar e trabalhar como qualquer outra pessoa que não possua deficiência auditiva. Mas nem sempre foi assim.

Nos tempos medievais os surdos não possuíam direito a educação, nem tampouco possuíam direitos cívicos sendo impedidos até mesmo de se casarem e herdarem herança familiar. E e alguns países eram marginalizados e até mesmo podiam ser condenados a morte.

Aqui no Brasil a luta pelos direitos do surdo de ser alfabetizado iniciou com Dom Pedro II, quando convidou o surdo francês Eduard Huet para fundar a primeira escola para surdos no país, chamada de "Imperial Instituto de Surdos Mudos". Somente em 2002 é que os surdos conseguiram uma vitória expressiva aqui no Brasil com a oficialização da Libras como sua linguagem oficial, mais do que isto, que tanto cultura como identidade do surdo devem ser respeitadas.

Hoje os surdos formam uma comunidade contando com mais de 10 milhões de pessoas, com sua própria linguagem e forma de se educar.

Perguntas interessantes