Questão 1
Texto da questão
"Quanto mais um jardim consegue aguçar todos os sentidos, melhor cumpre seu papel” (ABBUD, 2006). Podemos sintetizar a visão de Abbud dizendo que cada um dos elementos vegetais que compõe o projeto paisagístico é disposto de modo a despertar experiências aos usuários através dos cinco diferentes sentidos do ser humano pela estruturação espacial. Seja pela visão que avista os diferentes planos e linhas, quando o pedestre está em constante movimento, quando se encontra repousado sobre a grama, ou mesmo apreciando a paisagem a partir de um ponto elevado, como por janelas no alto de um edifício, por exemplo, as percepções são despertadas (PEREIRA, 2018).
Na figura abaixo observa-se um mesmo local, porém com plantas diferentes, provocando sensações distintas em cada situação.
Palmeiras alinhadas e cobertura
Figura 1. Utilização da vegetação para crias planos verticais e horizontais. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2019.
Por meio dos seus conhecimentos sobre o uso da vegetação para criar planos verticais e horizontais e analisando a figura acima, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
O uso de arbustos e trepadeiras para criar planos verticais deve ser evitado, por precisarem de condução por meio de treliças e outras estruturas, encarecendo o projeto.
b.
O uso de espécies arbóreas de copas de maior largura que se abrem para as laterais, propõem cobertura para o espaço, criando um plano vertical, ótimos para áreas de piqueniques e estar.
c.
As espécies arbóreas de formatos cilíndricos ou cônicos, dispostas sob um alinhamento, criamos grandes planos horizontais, que funcionam como tetos para separar os espaços.
d.
As copas que se entrelaçam minimizam o efeito geométrico e aumentam o sombreamento enquanto que as palmeiras alinhadas ressaltam a perspectiva sem contribuir na ambiência. CORRETO
e.
As espécies arbustivas coloridas e com formatos diferentes, quando cultivadas paralelas aos caminhos e percursos, geram sensação de tédio, provocando o uso de outros locais para caminhar.
___________________________________________________________________
Questão 2
Texto da questão
O uso da vegetação nos projetos paisagísticos tem diversas funções, o que permite ao arquiteto soltar sua imaginação e criar incríveis locais, desde um simples jardim de inverno, que irá embelezar uma sala de estar até uma área de lazer de um condomínio de luxo. O que importa é que ao final, o cliente fique satisfeito com o resultado e o arquiteto, tenham novos desafios pela frente.
No que diz respeito ao uso da vegetação nos projetos paisagísticos, assinale a alternativa que apresenta corretamente suas funções.
Escolha uma:
a.
Utilizando árvores de grande porte, facilitam a visualização e o tráfego de ruas e avenidas.
b.
Servem para emoldurar uma vista panorâmica ou uma edificação. CORRETO
c.
Escolhidas por serem plantas tóxicas e com espinhos, para evitar a circulação de crianças e idosos.
d.
São utilizadas para destruir linhas e volumes arquitetônicos.
e.
Selecionadas por interferir no caminhamento e utilização dos espaços.
_______________________________________________________
Questão 3
Texto da questão
Como é bom estar em um lugar aconchegante, tranquilo e que traz paz. Em contrapartida, existem locais inquietantes, confusos e que provocam irritação. Os lugares provocam sensações diferentes em cada pessoa, por exemplo, o centro agitado da capital paulista pode ser ruim para um agricultor acostumado com a fazenda, mas para ele é o paraíso!
FRITSCH, NOEMI YOLAN NAGY. Paisagismo: uso da vegetação em projetos de paisagismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Essa relação com o espaço, deu origem aos termos Lugar e Não-lugar usados tanto na antropologia e geografia, quanto para o paisagismo.
Considerando o conceito de Lugar e Não-lugar, analise as afirmativas a seguir:
I. Os Não-Lugares, não possuem um significado forte o suficiente para serem chamados de lugares, além de não apresentarem vegetação, caminhos e bancos.
II. A primeira vez que se usou a expressão “não-lugar” ao falar de espaços transitórios, como os aeroportos e supermercados, foi com Marc Augé em 1992 em “Não lugares: uma introdução da antropologia da supermodernidade”.
III. Os lugares são espaços com cenários interessantes e aconchegantes para serem percorridos e contemplados e com os quais nos conectamos.
IV. O conceito de Lugar e Não-Lugar, varia de pessoa para pessoa, pois cada uma estabelece uma identidade própria com o espaço ao seu redor.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II, III e IV.
b.
I, II e IV, apenas.
c.
I, II e III, apenas.
d.
I, III e IV, apenas.
e.
II, III e IV, apenas. CORRETO
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Resposta: QUESTÃO 1: As copas que se entrelaçam minimizam o efeito geométrico e aumentam o sombreamento enquanto que as palmeiras alinhadas ressaltam a perspectiva sem contribuir na ambiência.
QUESTÃO 02:
Servem para emoldurar uma vista panorâmica ou uma edificação.
QUESTÃO 03:
II, III e IV, apenas
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Respondido por
0
Resposta:
II, III e IV, apenas
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
Perguntas interessantes