Questão 1 - Texto 1 - Movimentos sociais na América Latina
“[...]. Um dos desafios da América Latina é buscar a igualdade e a inclusão dos povos indígenas na sociedade. A história dos movimentos sociais do continente perpassa pela luta a favor do reconhecimento e dos direitos humanos de mulheres, crianças, jovens e idosos indígenas. Segundo a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas (2007), os países latino-americanos devem promover direitos fundamentais, como o direito coletivo de viver em liberdade, paz e segurança e a autodeterminação.
No Brasil, o movimento social indígena ganhou força a partir da década de 1970, contestando as políticas de desenvolvimento adotadas durante o governo militar. Nesse período, muitas comunidades indígenas perderam seus territórios em decorrência da abertura de áreas destinadas ao cultivo agrícola, à exploração de recursos minerais e energéticos e à implantação de obras de infraestruturas de transporte e comunicação que tinham a finalidade de promover a integração do país
[...] Na América Latina, tal movimento social atua ativamente em países onde há o predomínio de população indígena, como Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Guatemala e México. Esses países registram grandes avanços no reconhecimento dos direitos indígenas, como a participação política desses povos em órgãos dos Poderes do Estado [...]
Texto 2 - Movimentos sociais latino-americanos: “territórios em resistência”
"[...] Na atualidade o [...] [território] latino-americano conta com a presença destacada de movimentos que emergiram tanto no âmbito rural como nos espaços urbanos (principalmente) [...] O movimento piquetero [sic] na Argentina é [...] um caso emblemático que se inscreve nesta dinâmica, levando-se em conta que a sua atividade não se restringe exclusivamente às ações de protesto - realização de piquetes, isto é, interdição de vias de circulação como estradas, ruas e pontes.
A instalação de diversas modalidades de organização e de produção de caráter autogestivo e cooperativo - em creches, hortas, restaurantes e padarias comunitárias - constitui um elemento inovador por ter conseguido pôr em prática formas de trabalho vivo (produtivo) para além da relação salarial (formal ou informal)[...] Também, os movimentos de luta pela moradia denominados 'movimento dos sem-teto' - como o Movimento dos Trabalhadores sem Teto, Movimento de Moradia no Centro (MMC) de São Paulo - ocupam um destaque importante. A sua principal estratégica de luta é a ocupação de prédios velhos e vazios, localizados nos centros urbanos. Além de adquirir uma importante visibilidade pública, esses movimentos conseguiram unificar as suas atividades com outros movimentos urbanos - como os moradores de rua e o movimento de catadores de lixo, organizados em forma de cooperativas ou associações de bairro.[...] Os novos movimentos sociais latino-americanos não esperam pelas respostas do Estado, mas sim lutam por corrigir as diferenças instituídas e por criar 'soluções próprias' para os problemas de exclusão através de formas alternativas de organização produtiva. Nesse contexto, a cidadania tutelada pelo Estado começa a ser substituída por outra - já que são os movimentos os atores fundamentais para o reconhecimento e acesso aos direitos universais, instalando uma nova 'institucionalidade'. [...]
Fonte: HOPSTEIN, Graciela. Movimentos sociais latino-americanos: "territórios em resistência". Revista poliTICs 9. Publicação do Instituto Nupef - Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação, abril de 2011. p. 28-29. Disponível em: h t t p s://w w w.p o l i t i c s.o r g.b r/s i t e s/d e f a u l t/f i l e s/d o w n l o a d s/p o l i T I C s 0 9.p d f - A c e s s o e m 3 0 d e j u l. 2 0 2 0.
Agora, com base nos textos 1 e 2, responda as seguintes questões:
a) Qual a importância, para a democracia, de um movimento social?
b) Quem são as pessoas que fazem parte dos movimentos sociais?
c) Contra quem ou o que essas pessoas lutam?
d) Você já participou de algum movimento? Qual? Se sim, me conte um pouco...
Soluções para a tarefa
Com relação aos movimentos sociais, as respostas estão abaixo:
⠀
a) Os movimentos sociais são importantes para a democracia pois as pessoas podem através deles ter papel ativo na mudança de uma situação que está incomodando ela. A partir de movimentos sociais a população pode mudar uma realidade.
⠀
b) As pessoas que fazem parte dos movimentos sociais são pessoas que estão insatisfeitas com alguma situação (Ex.: falta de moradia) e se envolvem com alguma causa social ou política, então com esses movimentos procuram mudar uma condição.
⠀
c) Essas pessoas lutam contra: as desigualdades, a falta de oportunidades, o preconceito e injustiças.
⠀
d) Eu nunca participei de algum movimento social. Mas poderia participar, por exemplo, de movimentos que promovem a despoluição de rios ou que ajudam animais abandonados nas ruas.
⠀
Estude mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/44433432