Questão 1 - Sobre a obra de Augusto dos Anjos, assinale a alternativa “incorreta”:
1 ponto
a) Unindo o Simbolismo ao cientificismo naturalista, Augusto dos Anjos apresenta grande originalidade em seus versos, cujo ineditismo figura como uma experiência única na literatura mundial.
b) Influenciado pelo pessimismo do filósofo alemão Arthur Schopenhauer, Augusto dos Anjos deixa expresso em sua poesia seus anseios e angústias existenciais.
c) Destacou-se no gênero conto, sem grandes pretensões de promover renovação estética. Criticou a falta de uma identidade genuinamente nacional através de uma linguagem inovadora e irônica.
d) Pode ser situado entre os escritores pré-modernistas devido ao caráter sincrético de sua poesia, que não priorizava uma única influência.
Leia o texto a seguir:
“Saia de mim como suor
Tudo o que eu sei de cor
Sai de mim como excreto
Tudo que está correto
Saia de mim [...]
Tudo o que for perfeito
Saia de mim como um grito
Tudo o que eu acredito
Tudo que eu não esqueça
Tudo que for certeza
Saia de mim vomitado,
Expelido, exorcizado
Tudo que está estagnado
Saia de mim como escarro [...]
Sangue, lágrima, catarro
Saia de mim a verdade!”.
Saia de mim – Arnaldo Antunes
Questão 2 - Podemos perceber, nos versos da música Saia de mim, do grupo Titãs, uma linguagem que tem nitidamente como intenção chocar e subverter valores sociais regidos por uma tendência politicamente correta. As palavras incomuns utilizadas nos versos denunciam uma forte influência do seguinte poeta:
1 ponto
a) Paulo Leminski.
b) Haroldo de Campos.
c) Gregório de Matos.
d) Augusto dos Anjos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - c
2 - d
Explicação:
classroom
1 - Sobre a obra de Augusto dos Anjos, é INCORRETA a alternativa C.
> Não é verdade que esse autor se destacou no gênero conto. Na verdade, destacou-se na poesia, mais precisamente na poesia simbolista, marcada pela musicalidade, elementos simbólicos, atmosfera onírica e metáforas.
Na sua obra, Augusto dos Anjos expressava seus anseios e angústias existenciais. Ele também uniu o Simbolismo ao cientificismo naturalista. Com um vocabulário científico, ele tentava produzir um efeito de angústia existencial diante das leis da natureza.
2. As palavras incomuns utilizadas nos versos denunciam uma forte influência do seguinte poeta:
D) Augusto dos Anjos.
> Na letra da música, o uso de termos como "suor", "excreto", "vomitado", "expelido", "escarro", "catarro" remetem à linguagem coloquial e corrosiva presente na poesia de Augusto dos Anjos, que apresentou em sua obra termos "escarro" e "germe".
Leia mais sobre a poesia de Augusto dos Anjos em:
https://brainly.com.br/tarefa/6864913