QUESTÃO 1: Segundo Lucas; Moreira (2018), as tecnologias digitais podem melhorar as estratégias de ensino e aprendizagem de muitas maneiras diferentes. No entanto, independentemente da estratégia ou abordagem pedagógica escolhida, a competência digital específica do educador reside em orquestrar efetivamente a utilização de tecnologias digitais nas diferentes fases e configurações do processo de aprendizagem. ✅Considerando a área 3: Ensino e Aprendizagem do DigCompEdu, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ensino; Orientação; Aprendizagem colaborativa; Aprendizagem autorregulada.
b)Estratégias de avaliação; Análise de evidências; Feedback e planificação; Aprendizagem colaborativa.
c)Seleção; Criação e modificação; Gestão, proteção e partilha; Desenvolvimento Profissional Contínuo Digital (DPC)
d) Literacia da informação e dos média; Comunicação e colaboração digital; Criação de conteúdo digital; Resolução de problemas digitais.
e)Acessibilidade e inclusão; Diferenciação e personalização; Envolvimento ativo; Análise de evidências.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ENSINO, ORIENTAÇÃO, APRENDIZAGEM COLABORATIVA, APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
Explicação:
3.1 Ensino Planificar e implementar dispositivos e recursos digitais no processo de ensino, de modo a melhorar a eficácia das intervenções pedagógicas. Gerir e orquestrar adequadamente estratégias de ensino digital. Experimentar e desenvolver novos formatos e métodos pedagógicos para o ensino. 3.2 Orientação Usar tecnologias e serviços digitais para melhorar a interação com os aprendentes, individual e coletivamente, dentro e fora da sessão de aprendizagem. Usar tecnologias digitais para proporcionar orientação e assistência oportuna e dirigida. Experimentar e desenvolver novas formas e formatos para oferecer orientação e apoio. 3.3 Aprendizagem colaborativa Usar tecnologias digitais para promover e melhorar a colaboração do aprendente. Permitir que os aprendentes usem tecnologias digitais enquanto parte de tarefas colaborativas, como meio de melhorar a comunicação, a colaboração e a criação colaborativa de conhecimento. 3.4 Aprendizagem autorregulada Usar tecnologias digitais para apoiar a aprendizagem autorregulada dos aprendentes, i.e., permitir que planeiem, monitorizem e reflitam sobre a sua própria aprendizagem, forneçam evidências de progresso, partilhem ideias e encontrem soluções criativas.
Sobre a área 3: Ensino e Aprendizagem do DigCompEdu, as competências pedagógicas dos educadores são mencionadas na: Alternativa A:
- Ensino;
- Orientação;
- Aprendizagem colaborativa;
- Aprendizagem autorregulada.
A DigCompEdu através de um esquema representa as competências digitais específicas que os educadores precisam ter na sua profissão para poder aproveitar o potencial das tecnologias digitais e assim inovar e melhorar a educação.
Nesse quadro são propostas 22 competências elementares, as quais são organizadas em 6 áreas. Na área 3 se especifica a gestão da utilização da tecnologia no ensino e aprendizagem.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/32191937