Questão 1
Quando se fala em qualidade para a indústria de alimentos, o aspecto segurança do produto é sempre um fator determinante, pois qualquer problema pode comprometer a saúde do consumidor. É de se esperar, pois, que as boas empresas que atuam nesse ramo de atividade tenham algum sistema eficaz para exercer esse controle, utilizando de diferentes ferramentas da qualidade.
Considerando a implementação de um sistema de qualidade em um serviço de alimentação, analise as afirmativas a seguir:
I. O treinamento e a motivação dos colaboradores devem ser constantes para o desenvolvimento do trabalho em equipe.
II. Deve-se enfatizar aos colabores que a lei deverá ser sempre cumprida, e em caso contrário, punições serão tomadas.
III. A RDC nº 275/2002 da ANVISA traz uma checklist que pode ser aplicada pelo serviço de alimentação para sua autoavaliação.
IV. As auditorias são obrigatórias apenas na abertura de novos serviços de alimentação, o que lhes gera uma certificação vitalícia.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.I, III e IV, apenas. Incorreto
b.II, apenas.
c.I, II e IV, apenas.
d.II, III e IV apenas.
e.I e III, apenas.
Questão 2
A qualidade é uma característica multidimensional do alimento, sendo uma combinação de atributos microbiológicos, nutricionais e sensoriais. Frente à demanda crescente por serviços de alimentação e nutrição, torna-se maior a necessidade de encontrar alternativas criativas e concretas que possibilitem a melhoria constante e sistemática de qualidade e produtividade destas organizações.
Sabe-se que a implementação de um sistema de qualidade requer planejamento e a adoção de determinados procedimentos, incluindo a realização de auditorias.
Para aplicação de um sistema de auditoria, as atividades a serem realizadas devem obedecer a uma sequencia:
1. Planejamento e realização das avaliações in loco.
2. Definição do objetivo, propósito e critérios de avaliação.
3. Definição da equipe de auditoria e seu líder.
4. Anotações das inadequações, falhas e ações corretivas adotadas.
5. Comunicação com gestores da UAN e preparo do relatório final.
6. Leitura e conferencia de todos os documentos relacionados à gestão.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos passos realizados.
Escolha uma:
a.1 – 5 – 4 – 6 –3 – 2.
b.3 – 4 – 1 – 2 – 5 – 6.
c.3 – 2 – 6 – 4 – 1 – 5. Correto
d.2 – 3 – 4 – 1 – 6 – 5.
e.6 – 3 – 1 – 4 – 5 – 2.
Questão 3
As doenças transmitidas por alimentos conhecidas por DTA são um dos grandes problemas de saúde pública. Em 2015, no Brasil, foram identificados 575 surtos de DTA, apresentando 9.267 indivíduos doentes e 7 óbitos. As pessoas mais atingidas por estas patologias geralmente são os indivíduos de baixo poder aquisitivo, devido ao consumo de produtos mais baratos em lugares com baixas condições de conservação e higiene.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente características relacionadas às DTAs e ocorrência de surtos.
Escolha uma:
a.Os agentes etiológicos vinculados à ocorrência de DTAs são essencialmente vírus, e por isso, essas doenças são também denominadas virose alimentar.
b.A Vigilância Epidemiológica é um órgão criado anteriormente à Vigilância Sanitária, com o intuito de tratar e medicar indivíduos que sofreram surtos alimentares.
c.As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) possuem como manifestação comum dores de cabeça e, em casos mais graves, desmaios.
d.Um surto é caracterizado quando pelo menos 10 pessoas registram notificações à Vigilância Sanitária por consumo de alimentos deteriorados.
e.A notificação de um surto pode ser feita por qualquer indivíduo, desde que haja evidências de que o foco da doença foi um alimento de consumo comum. Correto
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
2 C. 3 – 2 – 6 – 4 – 1 – 5. Correto
Explicação:
3 E. A notificação de um surto pode ser feita por qualquer indivíduo, desde que haja evidências de que o foco da doença foi um alimento de consumo comum. Correto
Respondido por
1
Resposta:
1. I é III apenas.
2. 3- 2- 6- 4- 1- 5.
3. .A notificação de um surto pode ser feita por qualquer indivíduo, desde que haja evidências de que o foco da doença foi um alimento de consumo comum.
Explicação: corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes