Administração, perguntado por WellingtonMorbach, 6 meses atrás

QUESTÃO 1
Planejamento do orçamento pós-covid vai exigir revisão de estratégias nas empresas
Luísa Laval, O Estado de S.Paulo, 30 de julho de 2020
Disponível em: . Acesso em 21/01/2021.

De olho nos desafios pós-pandemia, empresas já planejam o orçamento de 2021 e mapeiam as principais metas para retomar as operações e recuperar eventuais receitas perdidas durante a crise. Para isso, frequentemente será necessário rever prioridades e estratégias para aumentar a produtividade.
Uma pesquisa realizada pela consultoria Falconi aponta que 65% dos gestores estão buscando novas metodologias para elaborar o orçamento, o que inclui implantação de tecnologias e monitoramento mensal dos níveis de produtividade.

[...]

“As referências para construção do orçamento vão ser bastante afetadas. Por exemplo, benchmarkings (análise estratégica) ou resultados que se usava como alvos de rentabilidade e boas práticas serão alterados no planejamento para o ano que vem”, afirma Flávio Boan, sócio-diretor da Falconi.
Entre as principais ações para monitorar a execução dos planos de negócio para 2021, 39% dos entrevistados disseram que vão controlar mensalmente os níveis de operação avaliando os impactos das oscilações no mercado, 25% farão revisões periódicas do orçamento, 20% vão trabalhar com projeções para diferentes cenários, enquanto os outros 16% cumprirão o orçamento independentemente das variações da economia.
Boan diz que as empresas devem levar em conta três desafios no momento de elaborar o orçamento para 2021: retomada da receita nos níveis pré-pandemia, agenda de transformação digital e aumento da produtividade de funcionários.
“Nos anos anteriores, as prioridades eram reduzir gastos ou tentar expandir o mercado. Agora, a prioridade passa a ser trabalhar para que os investimentos sejam feitos nos lugares certos, para recuperar a receita perdida e o nível de atividade”, aponta.

[...]

De acordo com a pesquisa, 43% das empresas vai sofrer algum impacto negativo no tamanho das operações no próximo ano, o que também significa uma diminuição no faturamento. O sócio da Falconi acredita que os executivos terão de gastar mais tempo para identificar o que pode ajudar na recuperação da receita e na retomada do nível normal de operações.
“Será preciso realocar gastos para novos canais de vendas, promover o desenvolvimento de novos produtos em plataformas digitais e atender a novos hábitos de consumo. Além disso, é preciso estudar a eliminação de atividades que se mostraram menos necessárias com a pandemia, como viagens e aluguéis”, diz Flávio Boan.

[...]

Cerca de 33% das empresas responderam que irão reduzir o número de funcionários no mesmo quadro de funções, enquanto 39% disseram que vão eliminar cargos que já não fazem sentido.

[...]

Uma saída para isso é fazer com que mais colaboradores possam participar do processo de planejamento orçamentário e gestão inteligente de recursos. “Isso é possível quando a gente dá aos gestores e colaboradores instrumentos para que eles possam participar e discutir de maneira mais efetiva. Que não seja sempre uma coisa de cima para baixo, que não aplique as mesmas reduções de gastos para os departamentos, que são diferentes entre si”, conclui Boan.

ATIVIDADE:​
De acordo com as partes do texto acima, as empresas já começam a planejar seus orçamentos para 2021, levando em consideração a crise econômica agravada pelo novo Coronavirus. Diante do que está exposto no texto e no que está disponível nos materiais da disciplina (inclusive nas aulas e lives):

A) Releia este trecho do texto:
"Entre as principais ações para monitorar a execução dos planos de negócio para 2021, 39% dos entrevistados disseram que vão controlar mensalmente os níveis de operação avaliando os impactos das oscilações no mercado, 25% farão revisões periódicas do orçamento, 20% vão trabalhar com projeções para diferentes cenários, enquanto os outros 16% cumprirão o orçamento independentemente das variações da economia"
Quais tipos de orçamentos são adequados à cada uma das 4 medidas para lidar com orçamento empresarial que foram apontadas na pesquisa? Justifique sua resposta.

B) De acordo com o texto, quais serão os principais focos das direções das empresas, para o próximo ciclo orçamentário. Explique porque as empresas deverão focar nesse aspecto?

Soluções para a tarefa

Respondido por biancawanessa
16

Resposta:

Quais tipos de orçamentos são adequados à cada uma das 4 medidas para lidar com orçamento empresarial que foram apontadas na pesquisa? Justifique sua resposta.

Na primeira medida onde 39% disseram que vão controlar mensalmente os níveis de operação avaliando os impactos das oscilações no mercado. O tipo de orçamento adequado seria o Orçamento Flexível, pois pode ser ajustado a qualquer nível de atividade e é utilizado para comparar quais custos deverão ocorrer para o nível atual de atividades.

Na segunda medida onde 25% farão revisões periódicas do orçamento, o mais adequado seria o Orçamento ajustado pois tem como objetivo encontrar o que deu certo e o que deu errado para que em seguida efetuar todas as alterações necessárias e essenciais. Ou, pode ser também o Orçamento Contínuo que tem como diferencial também revisões que podem ser feitas mensalmente, trimestralmente e até mesmo semestralmente.

Na terceira medida onde 20% vão trabalhar com projeções para diferentes cenários, o orçamento adequado seria sobre as Premissas Orçamentárias, onde esses gestores poderão se basear em hipóteses viáveis, possíveis e prováveis. Devem compreender o cenário econômico do período em questão ao qual está inserida a empresa, sempre levando em consideração o PIB, Taxa de Inflação, Taxa de Juros e o Câmbio.

E por fim, na quarta medida onde 16% cumprirão o orçamento independentemente das variações da economia, o orçamento adequado seria o Estático, é um orçamento padrão/tradicional permanece inalterado independentemente dos resultados da empresa.

B) De acordo com o texto, quais serão os principais focos das direções das empresas, para o próximo ciclo orçamentário. Explique porque as empresas deverão focar nesse aspecto?

Os principais focos das direções das empresas para esse o próximo ciclo orçamentário serão no aprimoramento de processos digitais e implantação de novas tecnologias onde ganha mais relevância no planejamento orçamentário das empresas. Acelerando as áreas específicas de transformação tecnológica e investimentos em tecnologia. Realocar novos canais de vendas, promover o desenvolvimento de novos produtos em plataformas digitais e atender a novos hábitos de consumo. Além disso, é preciso estudar a eliminação de atividades que se mostraram menos necessárias com a pandemia, como viagens e aluguéis.

Para a maioria das empresas, isso não era tratado de forma relevante no planejamento empresarial. Agora, a agenda prevê buscar mais recursos de tecnologia que permitam usar técnicas de inteligência artificial para aperfeiçoar os processos, tornando algumas operações mais automáticas, rápidas, simples e, muitas vezes, mais baratas.

Explicação:

Pessoal eu acredito que seja essa a resposta conforme entendi pelo material de estudo e as aulas ao vivo e conceituais. Espero ter ajudado.


10ricardodias: Excelente, preciso e perfeito.
Respondido por caroolinecorrea
0

A revisão de estratégias nas empresas no cenário pós covid resultará nas seguintes alterações orçamentárias:

Questão A)

Os tipos de orçamentos adequados as 4 medidas apontadas para lidar com orçamento empresarial são:

  1. Medida - orçamento flexível, pois, pode ser ajustado a diferentes níveis de atividade, se adaptando as oscilações no mercado.
  2. Medida: orçamento contínuo ou orçamento ajustado, pois, possibilita avaliar por meio das revisões os erros e acertos na programação orçamentária.
  3. Medida: orçamento baseado em premissas, pois, o trabalho será realizado com base em projeções para diferentes cenários econômicos.
  4. Medida: orçamento padrão / tradicional, já que o orçamento previamente definido será cumprido independentemente das variações econômicas.

Questão B)

Os principais focos das direções das empresas serão:

  • melhoria dos processos digitais
  • implementação de novas tecnologias

O motivo é:

  • acelerar a transformação tecnológica
  • melhorar os canais de venda e comunicação
  • eliminar atividades que não sejam necessárias  / lucrativas

Leia mais:

Discorra sobre as origens do orçamento.

https://brainly.com.br/tarefa/23581373

POR QUE é importante que, para a realização de um orçamento, seja necessário termos uma  pessoa responsável pela sua execução?

https://brainly.com.br/tarefa/24664256

Anexos:
Perguntas interessantes