QUESTÃO 1
Os últimos anos do século XX testemunharam grandes mudanças em toda a face da Terra. O mundo torna-se unificado em virtude das novas condições técnicas, bases sólidas para uma ação humana mundializada. Esta, entretanto, impõe-se à maior parte da humanidade como uma globalização perversa.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2003, p.37.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item que se segue.
Alternativas
Alternativa 1:
Desde o final do século XX, a cidade de São Paulo tem sido reconhecida como ?cidade global? ou metrópole mundial. Essas denominações se equivalem e são decorrência do fato de a cidade de São Paulo apresentar atividades financeiras, administrativas e no campo da informação, que tornam sua influência nacional e mundial.
Alternativa 2:
Atualmente, os Estados nacionais atuam de forma centralizadora, ou seja, exercem uma forte ação reguladora sobre a economia, priorizando a dinâmica interna dentro das fronteiras nacionais, o que pode ser entendido como controle geopolítico do espaço, com o objetivo de coibir toda e qualquer entrada de capital externo.
Alternativa 3:
Em decorrência do processo de globalização, concretiza-se o cenário de indiferença com o desenvolvimento local, visto que, para enfrentar o mercado global, altamente competitivo, as identidades e as diferenças regionais perdem seu significado e são suprimidas.
Alternativa 4:
A globalização tem favorecido a aproximação entre países ricos e pobres, entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, entre países centrais e periféricos, eliminando, desde o início do processo, gradativamente a disparidade socioeconômica entre as nações.
Alternativa 5:
Uma forma de resistência ao avanço do processo de globalização, levada a efeito por vários países, é a criação de blocos econômicos regionais, cujo o objetivo é evitar a expropriação do espaço nacional.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Em decorrência do processo de globalização, concretiza-se o cenário de indiferença com o desenvolvimento local, visto que, para enfrentar o mercado global, altamente competitivo, as identidades e as diferenças regionais perdem seu significado e são suprimidas. (Alternativa 3)
O texto contempla uma estilo de "globalização perversa" que é caracterizado por diferenças gritantes na sociedade, de forma a enquanto parcela da população viva muito bem, outra camada tenha dificuldade até para se alimentar.
Por isso, evidencia-se as desigualdades sociais, que tendem a serem intensificadas nas pessoas que não conseguem ser inseridas dentro do capitalismo.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Filosofia,
9 meses atrás
Administração,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás