Sociologia, perguntado por lauyne6, 3 meses atrás

Questão 1:
Os sociólogos franceses Bourdieu e Passeron desenvolveram os conceitos de capital cultural e habitus como conceitos sociológicos capazes de qualificar a relação entre o agente e a sociedade. De acordo com a perspectiva sociológica de Bourdieu e Passeron, como esse conceito de capital cultural e habitus podem ser compreendidos?

Questão 2:
O pensamento de Augusto Comte, embora considerado controverso por muitos, foi bastante significativo no tocante a contribuir para o surgimento da Sociologia como disciplina cientifica, fundamentando, assim, uma nova forma de olhar para a sociedade e, neste contexto, para a educação. Um dos principais conceitos características do pensamento de Comte é o de Física Social.

Explique este conceito e diga como ele se vincula à questão da educação pela perspectiva da sociologia.​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabipquintana
0

1. Para Bourdieu e Passeron, o capital cultural pode ser compreendido como um sistema de princípios implícitos e explícitos da ação. E o habitus, é um sistema de métodos decorrente de experiências práticas, orientadas para o cotidiano do indivíduo.

Habitus x Capital Cultural

Compreendendo o habitus e capital cultural:

  • Visto que o habitus constitui um conhecimento praxeológico, fruto de atividades e experiências acumuladas nas trajetórias de ação do indivíduo, podemos considerá-lo como uma síntese dos estilos de vida e dos gostos pelos quais apreciamos o mundo e nos comportamos nele.

  • Já o capital cultural é o que se acumula durante a educação, tendo seu início nas escolas. Podemos dizer que ele é constituído por conhecimentos absorvidos em geral, como a palavra, os livros, cursos, ou seja, considera-se toda a trajetória de conhecimento do indivíduo.

2. A física social, elaborada por Comte foi a nomenclatura que antecedeu a "sociologia", porém não com o mesmo significado da que conhecemos hoje em dia. O método da física social visava unir as estruturas e leis que existem na física, e experimentar aplicando-as na sociedade.

A física social de acordo com Comte

A física social ajuda a compreender a fluência de ideias de pessoa para pessoa através do mecanismo de aprendizagem social, medindo a produtividade e a produção criativa de empresas e comunidades.

Para aprender mais sobre o conceito de sociologia acesse https://brainly.com.br/tarefa/30452579#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes