Pedagogia, perguntado por ritagomes7, 1 ano atrás

QUESTÃO 1 - Os estudos mais recentes no campo da educação especial enfatizam que as definições e uso de classificações devem ser contextualizados, não atribuindo nomenclaturas a um quadro de deficiência, transtorno, distúrbio, síndrome ou aptidão. Considera-se que as pessoas se modificam e evoluem na interação com o meio em que vivem. Dessa maneira, assinale o conceito de deficiência segundo documento do MEC/SEESP, 2007. Escolha uma:
a. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesse e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo de alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil. Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
b. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de curto e médio e longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial que, em interação com algumas barreiras, podem ter restringida sua participação efetiva na escola e na sociedade. Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesse e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo de alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil. Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
c. Considera-se pessoa com deficiência aquela que precisa de atendimento em uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
d. De acordo com o Decreto no. 3298, de dezembro de 1999, é considerada deficiente, a pessoa que tem a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para desempenho de atividade dentro do padrão considerado normal para o ser humano.

Soluções para a tarefa

Respondido por mtj
3

Resposta:

Explicação:

letra .C

Respondido por Danas
0

Deficiências são impedimentos de longo prazo de qualquer natureza que possam alterar qualitativamente as interações sociais do aluno de alguma forma (alternativa A).

Alunos com deficiência sempre precisam de educação especial?

Não, muitos alunos com deficiências podem ser integrados em turmas normais, principalmente se forem deficiências de ordem sensorial ou motora.

As deficiências mentais podem demandar atuação de profissionais específicos e turmas especiais para esses alunos, mas é importante que haja integração com as turmas regulares.

Venha estudar mais sobre a educação para alunos com deficiências

https://brainly.com.br/tarefa/24935806

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes