Administração, perguntado por yuuschwarz, 7 meses atrás

QUESTÃO 1
Olá caro(a) aluno(a), nesta atividade você irá desenvolver uma pesquisa sobre benchmarking e a Escola Japonesa de Administração.

O Benchmarking nada mais é do que um processo de investigação em que uma empresa determina, de forma sistemática, quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes, através da comparação com outras empresas, integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída. Este processo deve ser contínuo, visando sempre a comparação entre produtos/serviços e práticas empresariais, preferencialmente de empresas líderes do seu mercado. É utilizado para identificar as melhores práticas e, posteriormente, adequá-las à realidade da empresa.

Neste sentido, um exemplo de aplicação do benchmarking foi a visita dos japoneses às fábricas de Ford após a Segunda Guerra Mundial. Após visita e com o intuito de aplicar o benchmarking, os enviados da Toyota identificaram algumas características nas fábricas de Ford e tiveram que fazer adaptações para se adequar à realidade japonesa.

Pesquise sobre a história da visita dos japoneses às fábricas da (Ford) após a Segunda Guerra Mundial e em seguida, elabore um texto descrevendo quais foram as características encontradas nas fábricas da (Ford) pelos enviados japoneses da Toyota, as medidas e os princípios adotados pelos japoneses em suas fábricas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilasm2
1

O toyotismo, termo utilizado para designar um modelo de produção adotado pela fábrica da Toyota, no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, foi um modelo que surgiu após inspiração ao fordismo. Tal situação ocorreu em 1950, quando Eiji Toyoda visitou a fábrica da Ford para identificar os métodos de produção.

Foram tradições desenvolvidas pelo Fordismo  a produção em massa, visando a redução de custos e ampliação de lucros. No Toyotismo, foram aplicadas tais estratégias em sua fabricação de forma aperfeiçoada, através do controle e eliminação de desperdícios, formação de mão de obra, fabricação de itens que prezam pela qualidade.

Além disso, houve as técnicas de just in time, onde o que significa dizer que a produção ao produção seria direcionada em quantidade, tempo e transporte de forma definida, reduzindo altos índices de estoque. Atrelado a técnica, o uso de tecnologia de ponta e conhecimento da mão de obra para garantir o desempenho adequado e de qualidade da produção.

Bons estudos!

Perguntas interessantes