Questão 1 – O texto atende ao propósito de noticiar que:
a) “Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo todos os anos para produzir papéis […]”
b) “[…] a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares […]”
c) “[…] a companhia Ogami resolveu inovar completamente e criou um papel feito de pedra.”
d) “[…] é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia.”
Questão 2 – Releia o primeiro parágrafo com atenção. Em seguida, assinale a passagem em que se expõe uma tese:
a) “Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo … para fazer livros ou até mesmo […]”
b) “[…] a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares […]”
c) “[…] ainda não há indicativos sólidos de mudanças nessa indústria.”
d) “A solução então é repensar o modo como se produz o papel.”
Questão 3 – O texto apresenta tecnicamente o elemento utilizado na fabricação do papel feito de pedra, em:
a) “[…] é feito de carbonato de cálcio, um subproduto natural do calcário.”
b) “[…] é à prova d’água, e pode até mesmo ser limpo.”
c) “Naturalmente branco […]”
d) “Também é fácil de reciclar […]”
Questão 4 – Segundo o texto, as vantagens da fabricação do papel de pedra vão muito além da redução da derrubada de árvores. Assinale a alternativa que não contém uma dessas vantagens:
a) “[…] o processo de produção do papel de pedra dispensa água.”
b) “[…] o produto também evita os fortes ácidos utilizados para o branqueamento.”
c) “Também é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia […]”
d) “[…] tem capacidade de ser transformado em papel novo […]”
Questão 5 – Em “O Repap (papel de trás para frente, em inglês), o trecho nos parênteses:
a) define o Repap.
b) critica o Repap.
c) elogia o Repap.
d) destaca o Repap.
Questão 6 – No último período do texto, a conjunção “mas” introduz:
a) uma conclusão
b) uma compensação
c) uma ressalva
d) uma oposição
Questão 7 – Na frase “[…] como vasos de flores e bolsas.”, o termo “como” anuncia:
a) uma condição
b) uma comparação
c) uma exemplificação
d) uma observação
Questão 8 – O texto foi escrito em uma linguagem predominantemente:
a) técnica
b) coloquial
c) científica
d) formal
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:1 Resposta=C 2 Resposta=D 3Resposta =A
4Resposta=D 5 Resposta=A 6Resposta=B 7Resposta=C 8Resposta=D
Questão 1 - O texto em questão atende ao propósito de noticiar o que está posto na letra c) “[…] a companhia Ogami resolveu inovar completamente e criou um papel feito de pedra.”
O principal objetivo de uma notícia é informar acontecimentos recentes que sejam de relevância para a sociedade, se tratando apenas de fatos, sem opinião expressa, ou seja, sem uma interpretação dos fatos. A informação principal da notícia deve aparecer logo no primeiro parágrafo, contendo as informações básicas: Quem? O quê? Onde? Por quê?
No caso em questão, o texto objetiva informar ao leitor de que uma companhia (Ogami) inovou ao realizar a criação de um papel diferente ao que estamos acostumados, pois ele seria feito de pedra, e não de madeira.
Questão 2 - A alternativa que apresenta uma tese é a letra d) “A solução então é repensar o modo como se produz o papel.”
Uma tese em um texto é o posicionamento crítico do autor sobre determinado assunto, ou seja, é quando o autor apresenta o seu ponto de vista próprio, a sua opinião, e em seguida disponibiliza argumentos para persuadir o leitor de que a sua tese é correta e verdadeira.
Uma opinião é a interpretação de alguém sobre um fato. Fatos independem de opiniões, já opiniões dependem de fatos. Normalmente, as opiniões geram debates, porque expressam a maneira de pensar e de julgar de certo alguém.
No caso em questão, a alternativa que possui um trecho que apresenta uma opinião do autor é a letra D.
Questão 3 - A alternativa que possui o trecho que apresenta tecnicamente o elemento utilizado na fabricação do papel feito de pedra é a letra a) “[…] é feito de carbonato de cálcio, um subproduto natural do calcário.”
O trecho que descreve de maneira técnica o elemento que é utilizado na fabricação do papel feito de pedra é o que está posto na letra A, pois ele explica com o que é formado e constituído o papel que não é composto dos elementos que nós normalmente conhecemos, que se origina da madeira.
O papel feito de pedra seria composto de carbonato de cálcio, e não de fibras de celulose extraídas da madeira. Ao fazer essa explicação, ela se caracteriza como uma "explicação técnica", uma vez que ela explica detalhadamente os componentes, fazendo com que o leitor tenha um conhecimento profundo sobre o tema.
Questão 4 - A alternativa que NÃO CONTÉM uma das vantagens da fabricação do papel de pedra é a letra d) “[…] tem capacidade de ser transformado em papel novo […]”
A alternativa incorreta quanto às vantagens da da fabricação do papel de pedra é a letra D, uma vez que ela afirma que os papeis de pedra podem ser transformados em papeis novos, o que não é verdade.
Os papeis de pedra não possuem a capacidade de serem transformados em papeis novos, somente podem ser reciclados para se tornarem outros produtos, como vasos e bolsas.
As outras alternativas apresentam corretamente as vantagens da fabricação do papel de pedra, uma vez que o seu processo não necessita de água, como diz a alternativa A, o papel evita os fortes ácidos para se haver o branqueamento, como diz a alternativa B, e também é simples de reciclar, como diz a alternativa C.
Questão 5 - O trecho nos parênteses, em “O Repap (papel de trás para frente, em inglês), está de acordo com a letra a) define o Repap.
Os parênteses são normalmente acrescentados no meio do que está sendo escrito para haver maiores informações. Ou seja, algo está sendo isolado para informar ou explicar. É isso que acontece no caso em questão, onde o Repap é explicado.
Questão 6 - No último período do texto, a conjunção “mas” introduz o que está posto na letra b) uma compensação
A conjunção "mas" é uma conjunção coordenativa adversativa que pode exprimir uma ideia de oposição/contraste, ou uma ideia de compensação entre duas diferentes unidades apresentadas.
No último período do texto, ela é utilizada para dizer que, mesmo que o papel de pedra não possa ser transformado em papel novo, ele pode ser utilizado para a criação de outros produtos.
Questão 7 - Na frase “[…] como vasos de flores e bolsas.”, o termo “como” anuncia o que está posto na letra c) uma exemplificação.
O termo "como" é uma conjunção, ou seja, ele é usado ligar dois termos diferentes postos em uma determinada oração.
A conjunção "como", no caso em questão, é utilizada para exemplificar quais os produtos que o papel de pedra pode transformar através de sua reciclagem, que são vasos e bolsas.
Questão 8 - A alternativa que apresenta a linguagem predominante no texto em questão é a letra d) formal.
A linguagem predominantemente presente no texto é a linguagem formal (também chamada de linguagem culta), uma vez que não há relações de intimidade no texto. O texto apresenta somente uma linguagem que objetiva explicar de maneira objetiva sobre os aspectos do papel de pedra.
Leia sobre questões relacionadas em:
https://brainly.com.br/tarefa/38108447
https://brainly.com.br/tarefa/45363426
https://brainly.com.br/tarefa/25600089
https://brainly.com.br/tarefa/45623202
https://brainly.com.br/tarefa/9172180