QUESTÃO 1: O STEAM é conhecido como uma abordagem pedagógica que integra áreas e é baseada em projetos, tendo como objetivo formar pessoas com diversos conhecimentos para que desenvolvam diferentes habilidades, entre elas as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhando questões socioemocionais e preparando nossos alunos para os desafios futuros. ✅Criado nos Estados Unidos na década de 1990, STEAM é um acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), partindo da constatação de que há um desinteresse de alunos pelas ciências exatas. Assinale abaixo o item correto sobre o STEAM: *
O professor nesta metodologia não tem atuação, sendo responsável por oferecer pouca mediação e nenhum apoio aos estudantes, sendo parte também desse esforço individual.
A adoção de STEAM nas escolas prevê a interdisciplinaridade de áreas do conhecimento para despertar a criatividade, inventividade, empatia, humanismo e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à vida contemporânea, como o pensamento computacional e o espírito “faça você mesmo” da cultura maker.
A abordagem no STEAM favorece a aprendizagem por memorização. Ao vivenciar a aprendizagem pelas metodologias ativas, o aluno tem a oportunidade de memorizar conceitos de Matemática, Ciências, Artes, Engenharia e Tecnologia de forma mecânica
As atividades guiadas na metodologia STEAM permitem que os alunos resolvam problemas ao conectar ideias que parecem desconectadas, beneficiando o aprendizado disciplinar e trazendo os estudantes para o centro do processo cognitivo. Nesse processo, eles exercem pouca colaboração e aprendem individualmente.
A investigação científica, o trabalho por projetos, uso da programação, da robótica, juntamente com o movimento maker, não compõem parte das propostas do STEAM.
Soluções para a tarefa
Resposta:
-A adoção de STEAM nas escolas prevê a interdisciplinaridade de áreas do conhecimento para despertar a criatividade, inventividade, empatia, humanismo e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à vida contemporânea, como o pensamento computacional e o espírito “faça você mesmo” da cultura maker.
Explicação:
A alternativa correta é: A adoção de STEAM nas escolas prevê a interdisciplinaridade de áreas do conhecimento para despertar a criatividade, inventividade, empatia, humanismo e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à vida contemporânea, como o pensamento computacional e o espírito “faça você mesmo” da cultura maker.
A alternativa A encontra-se incorreta, pois nessa metodologia o professor é bem atuante e é também o principal responsável por oferecer um grande apoio aos estudantes.
A alternativa C encontra-se incorreta, pois a abordagem no STEAM favorece a aprendizagem por experimentação e não aprendizagem por memorização.
A alternativa D encontra-se incorreta, pois nessas atividades os alunos exercem muita colaboração uns com os outros e aprendem de forma conjunta.
A alternativa E encontra-se incorreta, pois todos esses métodos compõem parte das propostas do STEAM.
Espero ter ajudado!