QUESTÃO 1 O senhor Luiz Claudio, 71 anos foi atendido no pronto atendimento de um hospital da rede pública de Vitória, Espírito Santo. Durante a anamnese, ele se queixou dor abdominal com 12 dias de evolução, de forte intensidade e acompanhada de distensão abdominal, náuseas, vômitos e constipação. Ele comentou que a coloração da sua urina está alterada, evidenciando uma coloração “marrom-avermelhada”. Foi constatado também a presença de linhas azuis na a gengiva e nos dentes dele. Exames laboratoriais revelaram um quadro anêmico, associado a hiperbilirrubinemia e proteinúria resultante de algum tipo de “intoxicação”. Durante a anamnese, ele revelou que já fazem sete anos que ele trabalha em sua fábrica caseira de reciclagem de baterias automotivas, relatando ainda que não utiliza de forma adequada os equipamentos de proteção individual. Com base no relato do caso, responda: a) DETERMINE a origem da intoxicação. b) NOMEIE a condição clínica associada a hiperbilirrubinemia e JUSTIFIQUE a sua relação com o quadro anêmico do paciente. c) RELACIONE o quadro de proteinúria com o quadro anêmico. d) ESPECIFIQUE o tipo de pigmento responsável pela coloração "marrom-avermelhada" e relacione com o quadro anêmico do paciente. Resposta Deixe sua resposta aqui... Q
Soluções para a tarefa
Concluímos a partir do relato de caso do senhor Luiz Claudio, que o mesmo está passando por uma intoxicação causada pelo chumbo liberado pelas baterias, levando ele a desenvolver icterícia e consequentemente anemia.
Anemia Causada por Intoxicação de Lítio - Caso Clínico do senhor Luiz Claudio.
Com relação as informações passadas sobre o trabalho do senhor Luiz Claudio, podemos concluir que o mesmo está passando por uma intoxicação provocada pelo chumbo liberado pelas baterias.
Como observado no caso, o paciente apresenta uma anemia proveniente de hiperbilirrubinemia, que neste caso, é resultado da condição conhecida como icterícia. Essa condição é caracterizada pela quebra de células vermelhas do sangue, podendo acarretar em uma possível anemia.
Com relação a proteinúria e a anemia, podemos concluir que quando há a presença de proteínas na urina (proteinúria), concluímos que os rins estão passando por uma intoxicação causada pelas proteínas, dessa forma, os rins tem suas funções afetadas e acabam não produzindo ePo na quantidade correta, provocando assim anemia.
A cor marrom avermelhada presente na urina é resultado da bilirrubina que é produzida quando acontece uma falha na degradação das células mortas, podendo levar a anemia.
Para aprender mais sobre anemia, considere acessar: brainly.com.br/tarefa/4955209
#SPJ1
Resposta:
Explicação:
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****
➖ 6️⃣*1️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 5️⃣ 8️⃣ ** 5️⃣ 7️⃣ 9️⃣ 2️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - .➖ - ➖