questão 1- O rendimento médio de trigo no mundo, neste começo de século 21, é da ordem de 2,8 toneladas por hectare. Mantidos a área cultivada e o padrão de consumo atuais, até o ano 2025, esse rendimento deveria se elevar para 4,4 toneladas por hectare. Isso significa um incremento no rendimento médio de 80 kg por hectare anualmente.
Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2019.
Tomando por base o zoneamento agrícola para o trigo no Brasil, as regiões que são indicadas para o cultivo de trigo no Brasil são:
Escolha uma:
a.
regiões litorâneas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
b.
região central do estado do Mato Grosso do Sul e litorânea do estado do Paraná.
c.
regiões centrais dos estados de Mato Grosso, Goiás e Bahia.
d.
regiões litorâneas dos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo e central do estado do Goiás.
e.
regiões centrais dos estados de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Espírito santo
questão 2- Há uma área no Brasil em que a cultura do trigo dá certo. É a chamada região Celeiro, que reúne 21 municípios do norte do Rio Grande do Sul. Ali, não apenas há condições ideais para o cultivo do cereal como há incentivo para o plantio. Os produtores rurais da região que apostam nesse grão de inverno fazem da tecnologia uma busca constante, o que tem ampliado de forma constante a produtividade dos cultivos.
Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2019.
O sucesso da adoção do sistema ____________ na cultura do trigo depende de um levantamento e monitoramento das condições físicas e químicas do solo da camada de ____________ cm de profundidade. Essa etapa deverá ser realizada por uma avaliação detalhada da região do plantio e constante análise do solo e constatada restrições físicas do solo para o desenvolvimento radicular das plantas e/ou variação no gradiente de fertilidade do solo, medidas corretivas devem ser empregadas, sejam antes da ____________ da cultura do trigo ou após a adoção do sistema.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a.
convencional/ 0 a 40/ irrigação.
b.
plantio direto/ 0 a 40/ irrigação.
c.
plantio direto/ 20 a 40/ implantação.
d.
plantio direto/ 0 a 20/ implantação.
e.
convencional/ 0 a 20/ implantação.
questão 3- Particularmente após 1995, o Brasil superou todos os principais produtores de trigo no mundo, em termos de ganhos anuais de rendimento. Isso reforça o argumento de que os entraves para a expansão do trigo em nosso país não são de base tecnológica. E mais: demonstram que o Brasil, por possuir capacidade de expansão de área cultivada (sem necessidade de ampliação da atual fronteira agrícola e a mobilização de ativos específicos) e domínio de tecnologia competitiva, pode, num prazo mais curto do que muitos imaginam, se tornar um dos grandes produtores mundiais de trigo.
Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2019.
As principais características das regiões produtoras de trigo no Brasil são: região ____________ com precipitação pluvial elevada e solos ácidos, com ou sem Al trocável; e região ____________ com duas condições para o cultivo do trigo, irrigado ou sequeiro. No sistema ____________, há altas temperaturas, baixa precipitação pluvial e solos ácidos. No sistema ____________ há ambiente térmico favorável, precipitação pluvial baixa ou nula e solos ácidos.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a.
Sul/ Centro sul/ sequeiro/ irrigado.
b.
Sul e Centro sul/ Centro/ irrigado/ sequeiro.
c.
Centro sul/ Sul/ sequeiro/ irrigado.
d.
Sul e Centro sul/ Centro/ sequeiro/ irrigado.
e.
Centro/ Centro sul/ irrigado/ sequeiro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:questão 2 D corrigido pelo AVA
Questão 3 D corrigido pelo AVA
gustavolimasilva86:
questao 1 = regiões centrais dos estados de Mato Grosso, Goiás e Bahia. Correto
Respondido por
1
Resposta:
2- plantio direto/ 0 a 20/ implantação.
Explicação:
Perguntas interessantes
ENEM,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás