História, perguntado por solluuhs, 9 meses atrás

Questão 1
O que são regiões culturals?
a áreas onde somente uma civilização habitava, não permitindo
que outras culturas se aproximassem.
áreas onde viviam povos que apresentavam características
culturais e históricas em comum.
áreas onde existiam povos de culturas diferentes, que
guerreavam entre si.
áreas onde a cultura de plantas nativas diferentes era
cultivada​

Soluções para a tarefa

Respondido por babykarolina
1

Resposta:

Região cultural é um termo usado principalmente nas áreas da antropologia e geografia. Culturas específicas, muitas vezes não limita a sua cobertura geográfica, para as fronteiras de um Estado-nação ou às subdivisões menores de um estado

Explicação:

A área cultural é um conceito desenvolvido na antropologia norte-americana da primeira metade do século XX definido como áreas em que se encontram culturas similares (Herskovits) [1], corresponde à conjuntos de elementos ou traços culturais típicos uma região (área), com uma atividade humana relativamente homogênea ou um complexo de atividades (cultura) comuns entre si.

Na antropologia norte americana, representada pelo discípulo de Franz Boas (1858- 1942), Melville Jean Herskovits (1895 -1963), acima citado, a estrutura da cultura é desenhada nos termos: “traço”, “complexo”, “área” e “padrão”.

O estudo comparativo das populações indígenas durante muito tempo se baseou na observação e registro da ocorrência e distribuição de traços culturais, tomados isoladamente ou agrupados em homogeneidades, que formam os denominados complexos culturais, organizados, por sua vez, em suas distintas formas ou padrões. A distribuição de padrões de vida similares numa região dada constitui uma área cultural. Eduardo Galvão [2] destaca ainda, nessa delimitação de área constituída pela articulação entre os espaços geográficos e sócio culturais susceptíveis de serem conhecidos, a relação dos grupos indígenas entre si e com a sociedade inclusiva.

É a possibilidade do desenvolvimento de estudos comparativos o que justifica, segundo Galvão [3], a utilização desse critério arbitrário (que pouco interessa à ótica do entendimento em si por cada um dos povos classificados). Esse autor, referendado por pronunciamento do linguista Matoso Câmara Jr. (1904-1970), na IV Reunião da ABA, 1959 assina-la ainda que classificação exclusiva pelo critério linguístico é limitada quanto a detecção das influências de conta(c)to ou processos aculturativos e de mudança de cultura, requerendo portanto essa contribuição da antropologia.

Perguntas interessantes