Questão 1 *
O monarca da Dinastia Tudor (século XVI e início do século XVII) responsável pela consolidação do absolutismo inglês e a criação da Igreja Anglicana foi:
Carlos II
Oliver Cromwell
Henrique VIII
Elizabeth I
Ana Bolena
Questão 2 *
O reinado dos monarcas da dinastia Stuart (século XVII) foi marcado por muitos conflitos com a burguesia, a pequena nobreza e o parlamento. O rei Jaime I dos Stuarts (chefe da Igreja Anglicana) marcou seu reinado pelo desrespeito à instituição do Parlamento, pelo aumento ilegal dos impostos e pela perseguição das então minorias religiosas da Inglaterra (católicos e calvinistas). Jaime I foi deposto e executado através da:
Revolução Puritana
Revolução do Porto
Revolução Russa
Revolução Gloriosa
Revolução Industrial
Questão 3 *
Durante a Revolução Puritana, o grupo dos parlamentares (opositores do rei) combateu o grupo dos realistas (apoiadores do rei). O grupo dos parlamentares, por sua vez, era constituído por dois subgrupos. Quais eram esses subgrupos?
Puritanos e Stuarts
Bolcheviques e mencheviques
Girondinos e jacobinos
Presbiterianos e puritanos
Tudors e Stuarts
Questão 4 *
A República de Cromwell que sucedeu a Revolução Puritana testemunhou ao mesmo tempo a consolidação da Inglaterra como a maior potência marítima no mundo e o estabelecimento do autoritarismo. O final desse período foi bastante turbulento e instável, pois o então governante Ricardo Cromwell (filho de Oliver Cromwell) não conseguiu conter com habilidade as novas disputas pelo poder que sucederam a morte de seu pai. Temendo uma nova guerra civil que prejudicasse seus lucros, a burguesia inglesa apoiou a deposição de Ricardo Cromwell. Isso resultou na:
Restauração da República e o retorno dos burgueses ao Poder.
Restauração da Monarquia e o retorno dos Stuarts ao Poder.
Restauração da República e o retorno dos democratas ao Poder.
Restauração da Monarquia e o retorno dos Habsburg ao Poder.
Restauração da Monarquia e o retorno dos Tudors ao Poder.
Questão 5 *
A Revolução Gloriosa foi uma revolução não violenta que coroou como rei o protestante holandês Guilherme de Orange, marido da inglesa Maria Stuart. Esse movimento político garantiu o equilíbrio do poder do rei e do Parlamento consolidando o sistema político da Inglaterra como:
Monarquia absolutista.
República parlamentarista.
Ditadura militar.
Monarquia parlamentarista.
República presidencialista.
Questão 6 *
As revoluções políticas da Inglaterra (Revolução Puritana e Revolução Gloriosa) permitiram a participação da burguesia no poder político por intermédio do Parlamento. Essa crescente participação da burguesia na política foi consequência também de:
Sua crescente importância econômica.
De sua preocupação em criar um estado mais justo e sem desigualdade social.
Da autoridade religiosa que essa classe detinha.
Representar os interesses dos trabalhadores que para ela trabalhavam.
Todas as alternativas acima estão erradas.
Questão 7 *
Até o início da Idade Moderna, existiam na Inglaterra, além das terras senhoriais e das terras privadas, as chamadas terras comuns, cujo uso era coletivo e constituía a principal forma de sustento dos camponeses e trabalhadores do campo mais humildes. No século XVI, no entanto, burgueses proprietários de terra passaram a cercar e se apropriar das terras comuns para lucrar com a produção de lã que abastecia a indústria têxtil emergente. As consequências da prática dos cercamentos foram:
A modernização da agropecuária inglesa com novas técnicas (confinamento do gado, o sistema trienal de cultivo e aração profunda).
A expulsão dos camponeses de suas terras resultando na piora das condições de vida dessa classe agora legada à falta de terras, à miséria e ao desemprego.
[A migração dos camponeses para as cidades (êxodo rural) onde viriam a consolidar um novo contingente de mão de obra barata para a burguesia urbana.
Todas as alternativas acima estão corretas.
Questão 8 *
A indústria têxtil inglesa do século XVIII se beneficiou também da implementação do carvão mineral (substituindo o carvão vegetal) como combustível na produção do ferro de alta resistência bem como para mover máquinas a vapor. O ferro por sua vez era importante por que:
Era utilizado como combustível na fundição de metais mais nobres.
Era um metal precioso cujo acúmulo era associado com a riqueza de um país (metalismo).
Era um nutriente importante na manutenção da saúde do povo inglês.
Era versátil na produção de ferramentas, máquinas e estradas de ferro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Inglaterra normanda
Eduardo, último rei saxão, era homem virtuoso, porém fraco. Mais preocupado com a salvação de sua alma do que com o destino do reino, educado na Normandia e grato pelo acolhimento recebido durante o domínio dinamarquês, prometeu o trono da Inglaterra a seu primo, o duque Guilherme o Bastardo, depois Guilherme o Conquistador. A mesma promessa teria sido feita a Sweyn II da Dinamarca e a Haroldo, filho de Godwin, conde de Wessex e Kent.
Com a morte de Eduardo em 1066, o conselho de sábios decidiu entregar a coroa a Haroldo, de preferência ao jovem Edgard Atheling, neto de Edmundo Ironside. Guilherme da Normandia reivindicou imediatamente a sucessão ao trono britânico. Moveu campanha em toda a Europa, sobretudo em Roma, acusando "seu vassalo" Haroldo de arrebatar-lhe "uma coroa prometida pelo soberano desaparecido", em violação das leis feudais e de um juramento solene.
O papa, a quem o duque normando prometera a reforma da igreja na Inglaterra, segundo as idéias de Hildebrando (papa Gregório VII), abençoou a empresa. A célebre tapeçaria de Bayeux, atribuída à rainha Matilde, mulher de Guilherme, mostra como florestas foram abatidas para construir os 750 navios necessários ao transporte de 12.000 a 15.000 homens, recrutados em toda a França, sob promessa de terras na Inglaterra e recompensas financeiras.
Haroldo foi morto na batalha de Hastings, e Guilherme o Conquistador foi coroado rei da Inglaterra em Westminster, em 25 de dezembro de 1066. Com ele começou a governar o país uma dinastia normanda, de cultura e língua francesas, com grandes possessões territoriais no continente europeu, o que haveria de conduzir à intervenção da coroa inglesa nos assuntos da França durante séculos.
Explicação:
espero ter ajudado