Contabilidade, perguntado por andreyheifel, 6 meses atrás

QUESTÃO 1
O lançamento contábil é muito mais do que utilizar corretamente o método das partidas dobradas, é uma forma de registrar os fatos ocorridos na entidade de forma que reflitam a verdadeira situação econômica, financeira e patrimonial. É como se a contabilidade fosse uma forma de contar a história da empresa, demonstrando tudo o que acontece. É justamente por isso que o contador precisa desenvolver o raciocínio lógico, de forma a conseguir transformar um fato real em um registro contábil.

Elaborado pelo professor, 2021.

Considerando a interpretação do fato que o contador precisa ter para efetuar corretamente a contabilização, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Se uma grande companhia contratar um empréstimo no dia 03/06 no valor de R$ 1.000.000,00 para ser pago no dia 15/06, ou seja, no mesmo mês, não é necessário contabilizar o valor dos juros a apropriar.

PORQUE

II. Se o empréstimo é contratado e quitado dentro de um único período, o valor total dos juros é reconhecido como despesa exclusiva daquele período, assim não há necessidade de apropriação parcial de juros como acontece em empréstimos que são pagos em várias parcelas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.


santosgrazik: BI

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianoazevedo1008
3

Resposta:

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Explicação:

Todas as transações são necessárias serem evidenciadas...

Um fator importante na contabilização dos empréstimos e dos financiamentos são os juros envolvidos na transação. Caso o valor dos juros seja conhecido, no momento da contratação do empréstimo, este deve ser contabilizado no Passivo, de forma a evidenciar o montante total da dívida. (Pág. 94) do Livro Contabilidade Introdutória.


felrivello: Eu considero a Alternativa 4, pois a asserção II diz que não há necessidade de APROPRIAÇÃO PARCIAL - ou seja - toda a apropriação é realizada dentro do mesmo período.
raafreitaas16: concordp
Respondido por lucianadomingos2
4

A alternativa correta sobre o lançamento contábil é a Alternativa 5 (As asserções I e II são proposições falsas).

Os lançamentos contábeis também são conhecidos como escrituração contábil, e é um tipo de reconhecimento que pode ser ativo, passivo, receita ou despesa de uma empresa, em um tempo determinado.

Esse reconhecimento ajuda a agregar as demonstrações financeiras, que facilitam a mostrar qual a posição financeira, os fluxos de caixas, o desempenho empresarial.

Para ser um lançamento contábil é necessário ter dois critérios:

1. Ter um custo ou valor que possa ser mensurado em bases confiáveis.

2. Se algum benefício econômico futuro do item possa fluir dela para terceiros ou para empresa.

O lançamento contábil tem informações como data do registro contábil, valor do registro, contadora devedora e a credora, dentre outras informações.

Para saber mais sobre o lançamento contábil clique em:

https://brainly.com.br/tarefa/22943089

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes