ENEM, perguntado por 3708luizfreitas, 10 meses atrás

QUESTÃO 1
No início do século XV, Portugal, diferente de outras Coroas da Europa, possuía um conjunto de condições favoráveis para se lançar nas aventuras além-mar. Dessa forma, por meio dos estudos relacionados a este contexto, assinale a alternativa que apresente esse conjunto de fatores:
Alternativas
Alternativa 1:
Apoio de todos os setores da sociedade, mão de obra qualificada, indústria bélica e incentivo dos monarcas.

Alternativa 2:
Fronteiras definidas, localização geográfica favorável, abundância de gêneros alimentícios e grande tecnologia náutica.

Alternativa 3:
Localização geográfica favorável, recursos financeiros oriundos da agricultura, espírito aventureiro e mão de obra qualificada.

Alternativa 4:
Aliança com outras coroas europeias, recursos financeiros disponíveis, embarcações resistentes e apoio da burguesia mercantil.

Alternativa 5:
País unificado, com fronteiras definidas, sem conflitos externos nem internos e com o apoio de diversos setores da sociedade, inclusive da nobreza.

Soluções para a tarefa

Respondido por euquiaralindinhagdc
4

Resposta:

Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI. No presente texto iremos abordar os motivos do pioneirismo português na conquista dos oceanos.

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

A centralização monárquica portuguesa aconteceu ainda no século XIV com a Revolução de Avis, Portugal foi considerado o primeiro reino europeu unificado, ou seja, foi o primeiro Estado Nacional da história da Europa. Além do fato da unificação portuguesa, a Revolução de Avis consolidou a força da burguesia mercantil que, conforme vimos acima, investiu pesadamente nas Grandes Navegações.

Estudiosos como Diegues (2010), Tengarrinha (2001) e Silva (1989)1 que analisaram Portugal nos séculos XV e XVI, afirmaram também que os portos de boa qualidade que eram existentes no país influenciaram bastante no processo do pioneirismo português. Outro motivo não menos fundamental que os outros expostos, que ajudou no processo do empreendimento português, foi o estudo náutico realizado na Escola de Sagres, sob o comando do astuto infante D. Henrique, o navegador (1394-1460).

A Escola de Sagres foi consolidada na residência de D. Henrique e se tornou uma referência para estudiosos como cosmógrafos, cartógrafos, mercadores, aventureiros entre outros. Iniciando o processo de conquistas pelos mares, os portugueses no ano de 1415 dominaram Ceuta, considerada primeira conquista dos europeus durante a Expansão Marítima.

Explicação:tenta dar um resumo q fica legal se tiver serto da melhor resposta e bons estudos

Respondido por alineaadriano
3

Resposta:

alternativa 5

Explicação: A Coroa portuguesa criou, paulatinamente, condições para se lançar nas aventuras além-mar ao longo do século XV. Portugal

era um país unificado, com fronteiras definidas, sem conflitos externos nem

internos. Dispunha do apoio de vários setores da sociedade e construiu um

ideário, sobretudo junto à nobreza, que justificava suas ações nas empreitadas

marítimas. Esse apoio era fundamental para o sucesso da indústria náutica em

construção.

pag 37 do livro.

Perguntas interessantes