QUESTÃO 1
No Brasil, a origem das instituições escolares pode ser localizada em 1549 com a chegada dos jesuítas que criaram, na então colônia portuguesa, a primeira escola brasileira. Esse é o ponto de partida da história das instituições escolares brasileiras.
Adaptado de: SAVIANI, D. História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. EccoS–Revista Científica, [S.l], v. 10, p. 147-168, 2008. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/viewFile/1356/1020. Acesso em: 29 set. 2021.
A partir da leitura do texto e os conhecimentos adquiridos na disciplina sobre a educação no Brasil, avalie as afirmativas:
I. A alfabetização realizada pelos jesuítas tinha o objetivo de evangelizar.
II. No início, para ser professor era necessário saber ler e escrever e conhecer as histórias da bíblia.
III. A forma como os educadores conduziam, na época, era de acordo com a cultura europeia, apesar dos índios utilizarem músicas e danças, isso era deixado de lado.
IV. Com o passar do tempo, as casas de ensino foram se transformando em colégios, e a educação se ajustou nos moldes que hoje é conhecido, semelhante ao ensino médio.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, II e IV
Explicação:
pagina 18
A figura acima retrata o início do conceito de educação no período colonial.
CORRETA I __ Os padres jesuítas vieram ao Brasil (1549) para catequizar a população: os índios, crianças órfãs portuguesas e, posteriormente, os filhos de fazendeiros e produtores de cana de açúcar, que eram os estudantes, na época. Os responsáveis por iniciar o processo de escolarização, portanto, foram os padres Manuel da Nóbrega, José de Anchieta, Inácio de Loyola, entre outros, em um período que perdurou até o ano de 1759. Outros representantes religiosos de outras ordens, como os Franciscanos, realizaram algumas tentativas pontuais de ensino, registradas por Demerval Saviani, na obra: História das ideias pedagógicas no Brasil (2007).
A ideia de rede escolar ou educacional foi desenvolvida pelos padres jesuítas, direcionadas à alfabetização de meninos, cujo propósito era evangelizar, considerando a língua tupi (língua extinta do povo tupi que habitava o litoral do Brasil, no século XVI, e se tornou língua de contato) e o português. A forma de condução e de escrita seguia a cultura europeia, e,
CORETA II ____ para ser professor, bastava saber ler e escrever, além de conhecer as histórias da Bíblia (SCACHETTI, 2013).
ERRADA III __Ainda, no período de 1759, os educadores utilizavam-se de outros métodos didáticos no ensino, como o uso de teatros e poesias. O interessante é que os jesuítas usavam as músicas dos índios, as danças adaptadas para facilitar o aprendizado das crianças e, ao mesmo tempo, evangelizar. Exemplos que, até hoje, são
utilizados como estratégias pedagógicas. Além disso, foi o padre José de Anchieta que reorganizou a gramática tupi Ratio Studiorum para facilitar a comunicação entre todos (SCACHETTI, 2013).
CORRETA IV___ Com o tempo, as casas de “bê-á-bá” se transformaram em colégios, e a Educação se configurou nos moldes que conhecemos hoje, com o conteúdo programático semelhante ao Ensino Médio. Logo, no século XVII, os estudantes eram conduzidos pela doutrina cristã até o estudo das Humanidades (Teologia, Direito canônico, Filosofia e Retórica), e aqueles que continuavam seus estudos, como os filhos dos colonos, podiam ingressar nas universidades europeias (SCACHETTI, 2013).