Administração, perguntado por keilamagali3302, 1 ano atrás

QUESTÃO: 1. No âmbito da Política Cambial, temos um instrumento, a Taxa de Câmbio, que possibilita a conversão de determinada quantidade de moeda estrangeira em moeda nacional. No cotidiano das empresas brasileiras, a principal taxa de câmbio é a que permite a conversão do dólar norte-americano (USD) em reais (R$) e vice-versa, devido ao fato de que esta é a moeda principal do comércio internacional. Para se estabelecer a taxa de câmbio, a teoria econômica identifica alguns regimes que são empregados por decisão das autoridades econômicas de cada nação, visando ao melhor andamento da economia local. Com relação aos dois principais regimes empregados nas políticas cambiais, faça um comparativo, contemplando: a) Como a taxa de câmbio é estabelecida em cada um deles? b) Aponte uma vantagem e uma desvantagem do regime de Taxas Cambiais Fixas.

Soluções para a tarefa

Respondido por mligya
29
Olá,  a questão fala dos dois principais regimes empregados nas políticas cambiais que são o regime de taxas cambiais fixas e flutuantes.


a) Como a taxa de câmbio é estabelecida em cada um deles?

O regime de câmbio fixo é estabelecido pela autoridades monetárias do país em questão,já no regime de câmbio flutuante, a taxa cambial é dada no mercado, por meio da movimentação da demanda e da oferta de ativos e de moeda estrangeira.



b) Aponte uma vantagem e uma desvantagem do regime de Taxas Cambiais Fixas


Uma vantagem é que frente a processos inflacionários crônicos, este tipo de regime é benéfico, já que o Isso porque quando fixamos o valor da moeda ao do dólar as autoridades não podem imprimir muito papel moeda, o que é uma das causas de altas de taxa de inflação.

No entanto, uma desvantagem é que o regime fixo é extremamente frágil, se há
uma corrida para a comprar dólares no mercado, o sistema fica comprometido, uma vez que as autoridades precisarão vender os dólares demandados para manter a paridade, porém, as reservas cambiais de um país são finitas.

Abraços!
Respondido por amandagois03
8

Resposta:

A) No sistema de Taxas Cambiais Fixas, o valor monetário da moeda nacional frente à moeda estrangeira é estabelecida (fixada) pela autoridade monetária - no caso do Brasil, o Banco Central. No sistema de Taxas Cambiais Flutuantes, a paridade da moeda nacional frente às moedas estrangeiras depende exclusivamente das interações entre compradores e vendedores no mercado de câmbio.

B) O sistema de Taxas Cambiais Fixas => Vantagem: contribui para o controle da inflação através da importações de produtos estrangeiros mais baratos, forçando a queda de preços no mercado local. Desvantagem: se o valor da moeda nacional for fixado em um patamar muito elevado em relação à moeda estrangeira, levará ao incremento de importações e queda nas ex portações

Explicação:

RESPOSTA ESPERADA PELO AVA

Perguntas interessantes