Psicologia, perguntado por shoyler, 5 meses atrás

QUESTÃO 1: Na relação cotidiana de sala de aula no século XXI, não é mais possível manter o foco de atenção dos estudantes por meio de aulas-palestras centradas no professor, ainda que incrementadas por ferramentas digitais como PowerPoint, Prezi, vídeos ou recursos de lousas digitais. Para fomentar uma aprendizagem integradora, ativa e significativa, é necessário que as ações educativas estimulem que o estudante construa o seu conhecimento, ou seja, contextualize e reconstrua o “conhecimento poderoso” definido pelo currículo, atribuindo significados ancorados na sua vida. Nessa construção, a experiência com o conhecimento envolve construção de sentido, desenvolvimento de enfoque profundo e busca intrínseca por motivação: [...] quando a distância entre o que se sabe e o que se tem que aprender é adequada, quando o novo conteúdo tem uma estrutura que o permite e quando o aluno tem certa disposição para chegar ao fundo, para relacionar e tirar conclusões (AUSUBEL; NOVAK; HANESIAN, 1983), sua aprendizagem é uma aprendizagem significativa que está de acordo com a adoção de um enfoque profundo. (ZABALA, 1998, p. 37-38). 324 e 325. Desafios da educação. CAPÍTULO 8 O professor autor e experiências significativas na educação do século XXI: estratégias ativas baseadas na metodologia de contextualização da aprendizagem. Julia Pinheiro Andrade SARTORI, Juliana; ANDRADE, Pinheiro Júlia. ✅Considerando a FONTE do texto acima, assinale a alternativa CORRETA: *

As ferramentas digitais, tais como: jambord, Padlet, Kahoot dentre outros aplicada aos processos de ensino-aprendizagem, têm potencializado o trabalho docente, quando usadas de maneira consciente, responsável e didática.
Em diversos países, há anos ocorre a modernização dos sistemas escolares com o auxílio de novas tecnologias, porém no Brasil não é uma realidade, pois não auxiliam os professores e alunos na aprendizagem e nem nas interações.
As ferramentas tecnológicas podem auxiliar o docente no seu contexto educacional, porém são bastante difíceis de serem usadas e requerem mudanças drásticas na dinâmica comum de sala de aula.
O uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula se mostra bastante benéfica para o aprendizado. A utilização desses recursos pode levar a um diferencial tanto no engajamento, quanto na aprendizagem ativa e no estudo personalizado, mas o professor sempre será o centro do processo da aprendizagem.
A utilização de recursos digitais na sala de aula pode ser considerada uma distração, pois não faz diferença no engajamento da aula, tão pouco na aprendizagem ativa .

Soluções para a tarefa

Respondido por monteiroantonia
14

Resposta:

As ferramentas digitais, tais como: jambord, Padlet, Kahoot dentre outros aplicada aos processos de ensino-aprendizagem, têm potencializado o trabalho docente, quando usadas de maneira consciente, responsável e didática.

Explicação:

Respondido por Matheusieti
0

O uso de diferentes ferramentas digitais nos dias de hoje, favorecem uma série métodos efetivos na proposta curricular, além de serem muito utilizados como parte das tecnologias assistivas, favorecendo a inclusão dentro do espaço escolar, e, o trabalho docente. Letra A.

Vale notar que as novas tecnologias no espaço escolar, vem contribuindo para uma maior aproximação dos educandos frente aos recursos da sociedade, assim como uma série de objetos de estudo que contribuem para a sua formação mas não necessariamente fazem parte do livro didático, onde essa deve ser a maior preocupação do educador, unir o material didático e o projeto pedagógico com elementos que abranjam toda a sociedade.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/13039166

Anexos:
Perguntas interessantes