QUESTÃO 1
Muitos escritores sofreram rejeição com suas obras, tiverem uma vida sofrida no âmbito pessoal, amoroso, profissional e até estudantil. Alguns só foram reconhecidos por seus feitos literários muitas anos ou séculos depois, isso não é incomum no mundo da arte.
Um bom exemplo de escritor que teve dificuldade de se enquadrar no mundo dos estudos, profissional e literário é o poeta português Cesário Verde (1855 – 1886), que participou da 2ª geração realista, movimento que escancarou diversas situações políticas, morais e intelectuais portuguesas do século XIX.
Se ainda não conhece a vida e obra deste poeta, leia a pequena biografia do autor feita pelo site "Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas" (DGLAB), que apresenta um panorama da vida de Cesário Verde.
Após conhecer e/ou revisitar a biografia do poeta, coloque-se na posição de um(a) professor(a) do Ensino Médio que pretende apresentar o legado de Cesário Verde a seus alunos em uma aula.
Para isso, leia o poema "Eu que sou feio, sólido, leal", de Cesário Verde, e apresente uma proposta de trabalho a ser aplicada em sala de aula para que seus alunos conheçam o poeta a partir da análise temática do poema indicado. O poema pode ser acessado no.
Em sua proposta, você deve indicar:
1) Como será contextualização do tema (atividade de introdução da aula);
2) Descrição da análise do poema (demonstração da explanação que será feita aos alunos acerca dos elementos temáticos, estruturais, estéticos e sentidos do poema);
3) Qual atividade será aplicada ao final da aula para avaliação da aprendizagem dos alunos.
Seu MAPA não precisa de título, deve ter no mínimo 30 linhas e no máximo uma página e a linguagem deve ser formal
Soluções para a tarefa
1) Uma proposta de contextualização para a obra do poeta português Cesário Verde é comentar que, enquanto contemporaneamente muitas artes estão ficando dependentes do sucesso comercial, dos cliques ou dos acessos, há exemplos de grandes obras relativamente obscuras mas que foram inovadoras e têm méritos até geniais.
2) O poema "Eu que sou sólido, feio, leal" tem uma temática realista (narra uma situação cotidiana), mas se destaca pelo uso de imagens e cenas. Veja análise mais abaixo.
3) Uma sugestão de atividade avaliativa é pedir aos alunos que descrevam como fariam uma cena de filme ou série de tevê a partir de uma cena descrita na poesia, explicando quais elementos decidiram realçar e por quê. O objetivo é fazer com que analisem a imagética da poesia, que é parte importante da obra.
Cesário Verde e as imagens da poesia
O poeta Cesário Verde (155-1886) nasceu em Lisboa e faz parte da primeira geração de poetas realistas. Não obteve reconhecimento em vida. Sua obra, porém, foi valorizada postumamente. Seu poema "Eu que sou sólido, feio, leal" tem características marcantes:
- Temática ligada ao cotidiano (ele narra a visão de uma linda mulher pela qual se apaixona).
- Eu lírico boêmio (relata estar tomando absinto).
- Abundante uso de imagens (o poema não é abstrato, há várias cenas).
- Uso de paradoxos (atente para o primeiro e o último versos, quando o contraste entre "Eu que sou feio, sólido, leal" e "Eu, que sou hábil, prático, viril" mostra a evolução do eu lírico após a experiência de se apaixonar.
Continue aprendendo sobre poesia aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/32771147
#SPJ1