Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 2 meses atrás

QUESTÃO 1
Leia o trecho a seguir, do artigo "Geoprocessamento: dez anos de transformações”, escrito por Clodoveu Augusto Davis Jr:

"Desde as primeiras iniciativas de aplicação de sistemas de informação geográficos (SIG) no setor público brasileiro, ocorridas há aproximadamente uma década, as tecnologias de informação e comunicação se transformaram drasticamente. Essa acelerada transformação trouxe uma série de novas possibilidades para a aplicação da tecnologia e para a redução de seus custos, levando a uma crescente popularização. No entanto, a maior complexidade dos ambientes atuais, somada às crônicas deficiências de informação e de formação de pessoal que caracterizam muitas administrações públicas brasileiras, causa um grau ainda elevado de insucessos. Este artigo discute desafios tecnológicos e organizacionais que estão colocados para as administrações públicas que pretendam utilizar a tecnologia de geoprocessamento, abordando também perspectivas para a presente década. (DAVIS Jr, 2001)"

As geotecnologias servem para muitas bases de desenvolvimento, tanto no setor privado, quanto no setor público e também para o ensino. O uso do banco de dados e a integralização destes dados, podem ajudar nas tomadas de decisão. Assim, desenvolva um texto dissertativo/argumentativo e expresse os seus conhecimentos sobre como o uso das geotecnologias são importantes para tomada de decisões.

​Orientações:

- Elabore, de forma dissertativa argumentativa, seu posicionamento frente a questão levantada.
- Seu texto deverá conter, no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
- Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
- Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

Bom estudo!

Soluções para a tarefa

Respondido por josilmaeva24
1

Resposta:

O Sistema de Informações Geográficas – SIG é um conjunto de sistemas de softwares e hardwares capazes de produzir, armazenar, processar, analisar e representar inúmeras informações sobre o espaço geográfico, tendo como produto final mapas temáticos, imagens de satélites, cartas topográficas, gráficos e tabelas. Esses produtos são importantes para a análise de evoluções espaciais e temporais de um fenômeno geográfico e as inter-relações entre diferentes fenômenos espaciais.

Uma das principais aplicações do SIG é no planejamento e ordenamento territorial, como o planejamento urbano de uma cidade, o planejamento ambiental, citando como exemplo o controle e o monitoramento do desmatamento na Amazônia.

O SIG é uma ferramenta que vem sendo utilizada cada vez mais pelos órgãos públicos e privados, pois permitem a maximização de informações coletadas. O último Censo, de 2010, realizado pelo IBGE utilizou-se do SIG para a coleta, armazenamento e tratamento dos dados colhidos.

Exemplos de SIG são: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e o GPS. Cada uma dessas três ferramentas tem uma função específica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Sensoriamento Remoto é um conjunto de técnicas utilizado para a captação de imagens por meio de sensores de satélites, acoplados de equipamentos fotográficos e scanners.  É uma técnica que permite obter informações de um determinado objeto sem entrar em contato físico com ele.

Explicação:

Perguntas interessantes