Sociologia, perguntado por juascarparo, 11 meses atrás

Questao 1
Leia com atenção:

Nunca será demasiado reafirmar que Raízes do Brasil inscreve-se como uma das verdadeiras obras fundadoras da moderna historiografia e ciências sociais brasileiras. Tanto no método de análise quanto no estilo da escrita, tanto na sensibilidade para a escolha dos temas quanto na erudição exposta de forma concisa, revela-se o historiador da cultura e ensaísta crítico com talentos evidentes de grande escritor. A incapacidade secular de separarmos vida pública e vida privada, entre outros temas desta obra, ajuda a entender muito de seu atual interesse. E as novas gerações de historiadores continuam encontrando, nela, uma fonte inspiradora de inesgotável vitalidade.

A respeito das ideias de Sergio Buarque de Holanda em Raízes do Brasil analise as afirmativas:

I- Os recursos do jeitinho e da malandragem estão impregnados em todos os campos da sociedade, desde as relações pessoais até políticas.

II- A herança da colonização portuguesa no Brasil é a do trabalhador disciplinado e prudente, ou seja, aquele que enxerga primeiro a dificuldade a vencer, não o triunfo a alcançar.

III- A característica marcante do brasileiro é a do homem polido e racional, ou seja, com forte apego aos ritualismos e formalismo das relações sociais.

IV- Enfatiza que a política tem que estar desvinculada dos interesses pessoais, das raízes familiares, por isso o estado deve ter origem distinta da família.

Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e IV.
b. I, II e III.
c. I, III e IV.
d. I e IV.


Questão 2

Leia com atenção:

[...] A conquista do trópico foi uma grande proeza histórica dos portugueses, que conseguiram explorar regular e intensamente as terras próximas à linha do Equador. Contudo, foi feita com desleixo e abandono. Há dois princípios que regulam de formas distintas as atividades dos homens: o espírito aventureiro e o espírito trabalhador. Para o primeiro grupo, importa o objeto final, o ponto de chegada; as etapas imediatas podem ser inclusive descartadas. Seu ideal é colher o fruto sem plantar a árvore. Os projetos para ele são vastos, de horizontes distantes. O trabalhador, ao contrário, enxerga primeiro a dificuldade a vencer. Mede todas as possibilidades de aproveitamento, até do insignificante. Trabalha com o imediato, seu campo visual é restrito[...]. Existe uma ética do trabalho, como existe uma ética da aventura. Assim, o indivíduo do tipo trabalhador só atribuirá valor moral positivo às ações que sente ânimo de praticar, e, inversamente, terá por imorais e detestáveis as qualidades próprias do aventureiro – audácia, imprevidência, irresponsabilidade, instabilidade, vagabundagem – tudo, enfim, quanto se relacione com a concepção espaçosa do mundo, característica desse tipo.

Tendo como base o texto, analise as proposições abaixo e a relação entre elas:

I- No Brasil, devido ao estilo de colonização portuguesa, cuja característica principal era a do tipo aventureiro não se desenvolveu uma ética do trabalho.

PORQUE

II- A herança deixada pelos portugueses no que diz respeito ao trabalho é negativa devido ao seu modo diligente, disciplinada, de responsabilidade individual, parcimônia no uso dos recursos naturais limitados e preocupação com o futuro.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


Questão 3

A sociologia brasileira se desenvolveu no país a partir da década de 1930 quando estudiosos se debruçaram em busca do entendimento da formação da sociedade brasileira, analisando temas como abolição da escravatura, êxodos e estudos sobre índios e negros. Dentre os autores mais significativos, temos: Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Florestan Fernandes.

Sobre as características principais da Sociologia brasileira neste período, pode -se afirmar que:

Escolha uma:
a. A principal preocupação dos pensadores sociais foi a questão racial e a miscigenação.
b. Aproximou-se do pensamento dominante europeu do século 19 que refletia as teorias raciais como a superioridade da raça branca.
c. Foi feita por pessoas leigos, sem formação acadêmica e intelectual.
d. A formação social do Brasil começou a ser pensada desde os primeiros anos de colonização quando se questionou o que é ser brasileiro

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
7

As alternativas corretas são 1-d. I e IV, 2-D, 3-A.

No que se refere as ideias encontradas em textos como os de Sergio Buarque é a ideia de que alguns comportamentos enraizadas no brasileiro, como pontos de "jeitinho", se avança desde as relações pessoas.

Assim como a sociologia brasileira se dá com o desenvolvimento quando os estudiosos se debruçaram em preocupações dos pensadores sociais nos quais questões como a formação cultura baseada em miscigenação e raciais.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes