Questão 1
Imagine que você é o responsável por uma equipe de profissionais da área de TI e deseja entender um pouco mais sobre a renda de les para poder melhorar o nível de satisfação em relação aos seus salários.
Você fez um levantamento amostral e ordenou de forma crescente a renda semanal (em reais) de oito profissionais , resultando no seguinte gráfico :
Como deseja aumentar o nível de satisfação com os salários, você procurou informações estatísticas e descobriu que é possível calcular a média de rendimento semanal somando todos os rendimentos e dividindo pelo total de profissionais. Também verificou que moda, em estatística, é o resultado que mais aparece, mais vezes se repete, e que existem casos em que mais de um número é a moda, pois eles repetem a mesma quantidade de vezes; em outros casos, não há moda, pois nenhum número se repete. Finalmente, descobriu a mediana, colocando os pontos em ordem crescente e identificando o que está no meio dos resultados.
Com esses dados e seus conhecimentos sobre medidas de tendência central (média, mediana e moda), você poderá comparar os resultados das estatísticas calculadas e avaliar suas metas para os próximos reajustes salariais.
Com base no que foi informado, apresente os cálculos da média e da mediana e explique como encontrou a moda. Na sequência, formule uma conclusão a partir das medidas calculadas. A resposta será avaliada conforme os seguintes critérios:
Da média e da mediana, você deverá apresentar o cálculo do número. Lembre-se de realizar a operação matemática completa e não apenas o resultado final.
Da moda, você deverá explicar o raciocínio que fez para descobri-la.
Da conclusão, você deverá tomar como base as medidas calculadas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Média = 725
Mediana = 575
Moda = 550
Explicação passo-a-passo:
Média = (500+550+550+550+600+600+700+1750) / 8 = 725
Mediana = {(500, 550, 550, 550, 600, 600, 700, 1750}
Mediana = (550 + 600) / 2 = 575
Moda = é o elemento que aparece mais vezes no conjunto, que nesse caso são o 550 e 600, porém adota-se o elemento com maior incidência, 550.
Conclusão:
Observamos que a mediana salarial esta abaixo da média o que nos leva a entender que a maioria dos colaboradores ganham um salário defasado em relação à média. Sendo assim elaborei um plano de carreira para ajuste salarial que mede o desempenho dos colaboradores e cruzam os dados com seu absenteísmo, pontualidade, produtividade e segurança, com uma avaliação a cada 6 meses com o gestor do setor para incentivar o engajamento com as expectativas da empresa em relação a sua vida profissional e acadêmica.
Com um reajuste anual de salário que priorizará equilibrar os salários em 3 anos, com valores de aumentos diversificados, quanto menor o salário maior o aumento, e quanto maior o salário menor o aumento, isso incentivará os novos colaboradores e manterá um equilíbrio na equação.