QUESTÃO 1
Há uma grande tendência de crescimento das funções sócio institucionais do serviço social para o plano da gerência de programas sociais, o que requer do profissional o domínio de conhecimentos e saberes, tais como de: legislações sociais correntes, numa atualização permanente; análises das relações de poder e da conjuntura; pesquisa, diagnóstico social e de indicadores sociais, com o devido tratamento técnico dos dados e das informações obtidas, no sentido de estabelecer as demandas e definir as prioridades de ação; leitura dos orçamentos públicos e domínio de captação de recursos; domínio dos processos de planejamento e a competência no gerenciamento e avaliação de programas e projetos sociais (ALENCAR, 2017, apud SIKORSKI, CURI, 2018, p. 171)
SIKORSKI, Daniela. CURI, Silviane. Serviço Social e o Terceiro Setor. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando o referencial acima, pode-se afirmar que o Serviço Social é uma das profissões que atua de forma:
Alternativas
Alternativa 1:
Interventiva na execução das ações, contribuindo efetivamente na construção do planejamento, com equipes multidisciplinares e interdisciplinares, além da elaboração de estratégias organizacionais devido à capacidade de análise conjuntural.
Alternativa 2:
Clientelista na relação com a instituição empregadora e na relação com os usuários dos serviços, buscando sempre estratégias de intervenção para manutenção da ordem e dependência dos usuários aos benefícios ofertados.
Alternativa 3:
Individualista, sobrepondo sempre seu conhecimento técnico em detrimentos das outras área de conhecimento, no trabalho multidisciplinar e interdisciplinar.
Alternativa 4:
Assistencialista, agindo para aumentar a dependência dos usuários aos serviços ofertados pela instituição, de forma pontual e segmentada.
Alternativa 5:
Burocrata e operacional, pautando suas ações em planejamentos que visem exclusivamente o alcance das metas institucionais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá!
A alternativa 1) é a correta.
O serviço social é bastante importante nos tempos atuais, tendo em mente a quantidade de conflitos que existem em qualquer sociedade, seja corporativa ou não.
O serviço social possui uma importante função intervencionista, contraindo para os planejamentos internos e externos, também haja na resolução de conflitos.
O servidor social se encaixa muito bem em uma equipe multidisciplinar, pois pode colaborar com os seus conhecimentos.
Esse tipo de profissional se encaixa muito bem em setores de recursos humanos, atuando no planejamento estratégico da empresa e no planejamento de habilidades.
Perguntas interessantes