Questão 1
Há alguma semelhança entre o Futurismo e o Dadaísmo? Se sim, explique-as. E diferenças? Liste quais são e explique-as abaixo.
Questão 2
O dadaísmo é considerado um movimento antiartístico, por quê? Mesmo assim, ele deixa de ser arte? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
desculpa não consegui responder vou mandar print para meu primo ele vai responder para vc
Resposta:
A vanguarda futurista negava qualquer ligação com o passado. Seu objetivo é perceber ou compreender antes de todos aquilo que um dia poderá ser o senso comum. Sua missão é fazer o “futuro acontecer agora”, embora sua arte, à primeira vista, pareça incompreensível.
exemplo: a cantora Lady Gaga parece ser adepta à vanguarda futurista.
Já na vanguarda dadaísta representa uma negação à arte como era conhecida. O dadaísmo foi criado a partir da chama de instabilidade, medo e revolta provocada pela Primeira Guerra Mundial. Na literatura, a vanguarda caracteriza-se pela agressividade, rejeição ao racional.
exemplo: fotomontagens.
questao 2
O Dadaísmo, ou Dada (cavalinho de pau, em francês), foi um movimento e fenômeno cultural que ocorreu de 1916 a 1922 em alguns países da Europa e nos Estados Unidos (EUA). Diferente de outros estilos artísticos que contemplavam a arte e a estética pictórica, o Dadaísmo questionava qual era o objetivo da arte e o seu valor cultural.
Considerado um movimento de vanguarda que propunha a antiarte, o Dadaísmo teve como representantes artistas e intelectuais de diversas nacionalidades, em especial alemães, franceses e romenos. A forma de expressão dos dadaístas era ilógica, destrutiva e, ao mesmo tempo, engraçada e infantil.
O Dadaísmo foi o movimento cultural que ocorreu depois da Primeira Guerra Mundial na Europa e nos EUA e pregava a “antiarte”.
Explicação: