QUESTÃO 1
Equidade em Aristóteles aplicada aos dias atuais
O que é a equidade, e qual sua relação com a justiça e a ação justa ou injusta? Nos adverte Aristóteles que justiça e equidade não são as mesmas coisas, e que a “equidade, embora justa, não é justiça legal, mas sim uma retificação da justiça legal. (p. 185)
Estudo de caso:
Uma pessoa com recursos (muito dinheiro) entra na ‘fila do SUS’ para um transplante. Seu pedido foi negado. A pessoa diz que o fato de ser rica não pode ser fator de exclusão em uma questão de saúde individual (sendo esta pessoa brasileira e pagadora de impostos como qualquer outra). Considerando esta situação, qual a melhor solução diante da equidade ou da igualdade em Aristóteles?
Soluções para a tarefa
Resposta: Igualdade direitos iguais , Equidade leva em consideracao a pessoas que mais tem necessidade;
Explicação:
Embora ambas tenham o objetivo de promover a justiça, é possível perceber que equidade e igualdade têm conceitos distintos e essa diferença precisa ser enfatizada. Enquanto a igualdade busca tratar todos da mesma forma, independentemente da sua necessidade, a equidade trata as pessoas de formas diferentes, levando em consideração o que elas precisam.
Resposta:
Neste caso a pessoa deve ser tratada com igualdade pelo fato do transplante no Brasil ser feito apenas pelo SUS.
A igualdade deverá ser levada em conta para que a pessoa permaneça na fila de transplante, aguardando sua vez.
A equidade será levada em conta na forma com que ela será medicada e o conforto que viverá antes e depois da cirurgia, pelo fato de ter uma boa condição financeira.
Igualdade e equidade, ambas tem o objetivo de promover a justiça, enquanto a igualdade busca tratar todos da mesma forma, independentemente da sua necessidade, a equidade trata as pessoas de formas diferentes, levando em consideração o que elas precisam.
Explicação: