ENEM, perguntado por karolinnelisboa, 11 meses atrás

Questão 1 (Enem) Soneto Já da morte o palor me cobre o rosto, Nos lábios meus o alento desfalece, Surda agonia o coração fenece, E devora meu ser mortal desgosto! Do leito embalde no macio encosto Tento o sono reter!... já esmorece O corpo exausto que o repouso esquece... Eis o estado em que a mágoa me tem posto! O adeus, o teu adeus, minha saudade, Fazem que insano do viver me prive E tenha os olhos meus na escuridade. Dá-me a esperança com que o ser mantive! Volve ao amante os olhos por piedade, Olhos por quem viveu quem já não vive! AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000. O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é a) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte. b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda. c) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade. d) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa. e) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.

Soluções para a tarefa

Respondido por sisifoinfinite
61

Resposta:

b)

Explicação:

O fundamento desse lirismo é uma melancolia que inviabiliza qualquer possibilidade de reação diante da perda, confirmado nos versos: “Do leito embalde no macio encosto/ Tento o sono reter!... já esmorece/ O corpo exausto que o repouso esquece.../Eis o estado em que a mágoa me tem posto!”.

Respondido por Danas
55

O fundamento desse lirismo é

B) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.

O lirismo apresentado no soneto da questão se fundamenta na melancolia, demonstrando a frustação do eu lírico em relação a reação diante da perda.

A melancolia é um excelente sentimento a ser usado como fundamento lírico em uma poesia, poema ou soneto, é uma forma de expressão que faz com que as pessoas sintam empatia na maior parte das vezes.

Sentimentos de grandeza tendem a serem menos aceitos pelo publico, geralmente as pessoas leem como arrogância ou prepotência do eu lírico, e muitos vezes nem é o que o autor quis passar.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/34268051

Anexos:
Perguntas interessantes