Questão 1 (ENEM) Érico Veríssimo relata, em suas memórias, um episódio da adolescência que teve influência significativa em sua carreira de escritor. Neste texto, por meio da metáfora da lâmpada que ilumina a escuridão, Érico Veríssimo define como uma das funções do escritor e, por extensão, da literatura: * Imagem sem legenda a) criar a fantasia. b) permitir o sonho. c) denunciar o real. d) criar o belo. e) fugir da náusea.
Soluções para a tarefa
Resposta:
...(...) Desde que, adulto, comecei a escrever romances, tem-me animado até hoje a ideia de que o menos que o escritor pode fazer, numa época de atrocidades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos.
Sim, segurar a lâmpada, a despeito da náusea e do horror. Se não tivermos uma lâmpada elétrica, acendamos o nosso toco de vela ou, em último caso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinal de que não desertamos nosso posto...(...)
Érico Veríssimo define que uma das funções do escritor é ser a lâmpada que ilumina a escuridão
--->>>c) denunciar o real.
JUSTIFICATIVA---> Ele faz uma "metáfora," ---> a lâmpada significa o conhecimento , para enxergar as situações com mais clareza e, assim, poder denunciar o que não está correto
A resposta correta é a letra C.