Saúde, perguntado por fabricinvlk24, 2 meses atrás

QUESTÃO 1. DESCREVA como era a saúde, as doenças e o tratamento das mesmas no Brasil em meados de 1500.
QUESTÃO 2. O período denominando de Primeira República, compreendido entre 1889 e 1930, foi marcado pelo surgimento das primeiras indústrias e investimento estrangeiro. DISCORRA como era saúde neste período.

QUESTÃO 3. A lei Eloy Chaves, criada em 1923, que estabelece as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs), sendo o marco inicial da Previdência Social no Brasil. INDIQUE o que visava a lei referida.

QUESTÃO 4. Em 1932, foram criados os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) buscando ampliar o papel das CAPs. INDIQUE como os IAPs eram organizados e as implicações do vinculo contributivo nos mesmos.

QUESTÃO 5. Em 1966, foi criado o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) com a unificação dos IAPs. IDENTIFIQUE como as pessoas se tornavam beneficiárias do sistema de saúde.

QUESTÃO 6. APONTE a data e a lei da criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Soluções para a tarefa

Respondido por silvanaborgesd92
2

Resposta:

1- A saúde retratava a brutalidade imposta pela colonização portuguesa: abandono social do homem livre extermínio de bandeirantes e civilizações indígenas, escravidão dos negros africanos, sob torturas e sem condições mínimas de higiene. As doenças eram vista como castigos divinos pelo pecado do homem. O tratamento era feito por feiticeiros, curandeiros, boticários e também pelas Casas de saúde filantrópicas ligadas a igreja católica e ou militares. Tudo isso custava dinheiro e quem não podia pagar ficava sem assistência.

2- A saúde tornou-se caótica pelo predomínio de diversas doenças graves, como tuberculose, sífilis, varíola, febre amarela, entre outras. A situação era tão grave que os navios estrangeiros não queriam atracar no porto do Rio de Janeiro.

3-  Garantir pensão aos trabalhadores em caso de algum acidente ou afastamento do trabalho por doença, e uma futura aposentadoria.

Explicação:


lerevigore: nao tem resposta
Respondido por gabipquintana
0

Quando falamos sobre a saúde ao longo dos anos no Brasil, podemos afirmar que:

1) Durante o período de colonização, não existiam políticas públicas que fossem voltadas para a saúde e o nosso povo falecia por conta das doenças que os colonizadores trouxeram, já que eram agentes patógenos que nunca havíamos tido contato, como a tuberculose, por exemplo.

Como era a medicina naqueles tempos?

Os nobres daquela epoca recebiam atendimento privilegiado dos médicos, e esses médicos tinham centros específicos, ligados às instituições religiosas. Se as pessoas não tivessem condições financeiras, tinham que contar com a caridade de doações comunitárias para poder custear uma consulta e um tratamento.

2) Nos tempos da República Velha, a economia desenvolveu-se através da manutenção na infraestrutura de latifúndio e da associação da cafeicultura com os investimentos estrangeiros. Mas o que as pessoas nessa epoca não contavam, era que, durante as imigrações, ocorresse o surgimento das epidemias de varíola, febre amarela e peste bubônica.

Ações à favor da saúde

Como foi um grande impacto para a saúde na epoca, surgiram diligências com a finalidade no extermínio de ratos e campanhas de vacinação, para melhorar as condições sanitárias e a saúde pública.

Ambas causaram um efeito negativo na população, visto que:

  • Eles não queriam se vacinar por falta de informação, achando que a vacina era um problema e não uma solução;

  • Como haviam ofertado dinheiro para a população em troca do extermínio de ratos, os que não tinham condições financeiras começaram a reproduzir ratos em casa, afim de ganhar em cima da situação

Porém, após mobilizações estatais feitas na epoca, a campanha de vacinação foi implementada, os ratos capturados, e, as doenças, controladas.

3) A lei Eloy Chaves é conhecida como a lei que implementou a aposentadoria no Brasil e é considerada o berço da previdência social, ou seja, o sistema foi fortalecido até chegar ao modelo que conhecemos, que beneficia trabalhadores tanto nos setor público quanto no privado graças à esta lei.

4) Os IAPs brasileiros tinham como referência os italianos, tendo sua composição o subsídio do governo, empresa e trabalhador.

Como era exercida a contribuição?

Cada uma das partes envolvidas tinha que contribuir de alguma maneira, sendo a empresa, através da folha de pagamento, o governo através de encargos comerciais e os trabalhadores através de abates salariais. Além dos benefícios de aposentadorias e pensões, os IAPs auxiliavam na melhoria da saúde da sociedade.

5)  Ocorre que o INPS padronizou os institutos já existentes, levando em consideração os benefícios prestados por eles, causando grande insatisfação nas pessoas que contribuíam em institutos privados, afinal, com a unificação, as pessoas de classe baixa poderiam desfrutar dos benefícios, assim como eles.

Como era a assistência médica nesta epoca?

Devido à insatisfação dos contribuintes, deferiram que a assistência médica seria um privilégio apenas de quem possuía emprego com a carteira assinada, e seus dependentes. O restante da população não teria direito a esses serviços.

6) De acordo com a lei de criação do SUS é a Nº 8.080, de 19/09/1990, é constadoque a saúde é um direito primordial do ser humano, sendo obrigação do Estado prover as condições indispensáveis ao funcionamento e implementação. Ela regula as ações e serviços de saúde, por todo o território brasileiro para que toda a população tenha acesso à eles independente de onde esteja.

A saúde nos tempos atuais

As epidemias do país que ainda não foram controladas e que devem ser levadas mais a sério são a hipertensão e o diabetes. Há estruturas de atendimento com auxílio no controle e diagnóstico de ambas através do nosso sistema de saúde. O fator causador dessas doenças em comum é a obesidade, que está cada vez mais presente em nossa sociedade.

Nos tempos atuais, a maioria dos brasileiros é dependente do SUS, porém a divulgação de seus serviços deixa a desejar, o que torna a nossa população desinformada e alheia à realidade da própria saúde, não buscando ajuda profissional adequada, sendo que a prevenção é o melhor tratamento.

Espero ter ajudado! Que tal complementar os seus estudos lendo sobre como funciona o SUS? Acesse https://brainly.com.br/tarefa/18028423

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes