Questão 1. Defina como eram os escravizados africanos no Brasil:
Questão 2. Os escravizados africanos e seus descendentes usaram de várias formas de resistência à escravidão. Cite as principais:
Questão 3. Complete as frases: a)O _______________________________foi o maior e mais conhecido local de resistência e refúgio para os escravizados no Brasil. b)O _______________________________foi uma campanha internacional fundamental na luta contra á escravidão. c)Os ______________________________constituíram-se em locais de resistência e refúgio aos africanos escravizados em todo continente americano. d)A________________________________ decretou a proibição definitiva do tráfico negreiro no Brasil em 1850. e)Os _______________________________eram navios de carga para o transporte de pessoas escravizadas até o século XIX. f)A ________________________________foi sancionada pela Princesa Isabel que aboliu à escravidão no Brasil em 1888.
Questão 4. Durante o período colonial e imperial, a resistência dos africanos escravizados contra a escravidão ocorreu de várias formas. Dentre elas, estavam lutas contra os governos que foram organizadas por escravos ou que tiveram como uma de suas reivindicações o fim da escravidão. Dentre as revoltas abaixo com essas características, não podemos incluir:
A( ) Revolta Farroupilha
B( ) Revolta dos Malês
C( )Balaiada
Questão 5. Cite os três principais problemas gerados devido à escravidão africana aos seus descendentes:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 A escravidão no Brasil foi implantada no início do século XVI. Posteriormente, negros africanos seriam capturados em possessões portuguesas como Angola e Moçambique, e regiões como o Reino do Daomé, e trazidos à força ao Brasil para serem escravizados
2 Quando as políticas de domínio de escravos não funcionavam, havia a resistência escrava. Algumas formas eram: formação de quilombos, fugas ou suicídios, magia, assassinatos e sequestros de senhores, paralisações, sabotagens e roubos.
3a) Quilombo dos Palmares
b)A abolição da escravatura
c)Os quilombos,
d)A Lei Eusébio de Queirós,
e) Navio negreiro (também conhecido como "navio tumbeiro")
f) lei
4 letra c
5 Com o fim da escravidão no Brasil muitos foram os desafios para aqueles que ficaram tendo em vista que muitos ainda permaneceram trabalhando para o seu dono por falta de empregos.Importante notar que era esperado que os escravos fossem contratados de forma assalariada, o que em tese não ocorreu.Nesse sentido, veja que o preconceito ainda era muito presente no fim da escravidão o que levou muitos ex escravos a viverem nas margens das cidades.
Explicação:
espero ter ajudado !!!