QUESTÃO 1
De acordo com o texto Análise estética: o que é?, a obra de arte pode ser considerada uma __________ porque por meio dela o artista se comunica com os que a apreciam. A obra de arte transmite uma _______________ que é expressa pela _______________ e rica em significações e conotações, cujo sentido, em partes, depende da __________ e da capacidade de __________ de cada indivíduo. Assim, a obra de arte permite diversas leituras que, embora diferentes, não se anulam. Inclusive uma mesma pessoa pode fazer leituras diferentes de uma mesma obra, em momentos diferentes. MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Cultura e Arte. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
Diante do exposto, na sequência assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas.
Alternativas
Alternativa 1: mensagem, mensagem artística, linguagem simbólica, imaginação, interpretação.
Alternativa 2: notícia, mensagem formal, linguagem denotativa, imaginação, interpretação.
Alternativa 3: mensagem, mensagem artística, linguagem literal, idade, interpretação.
Alternativa 4: notícia, informação, linguagem denotativa, idade, raciocínio lógico.
Alternativa 5: mensagem, informação, linguagem poética, idade, interpretação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Alternativa 1:
mensagem, mensagem artística, linguagem simbólica, imaginação, interpretação
Resposta:
Alternativa 1: mensagem, mensagem artística, linguagem simbólica, imaginação, interpretação.
Explicação:
Está no pdf da disciplina:
"... Dessa forma, a obra de arte é considerada uma mensagem. Originalmente, uma mensagem é portadora de sentido e é veiculada sob a forma de linguagem. No entanto, a mensagem artística, frequentemente, se manifesta numa linguagem simbólica.
Em termos gerais, um símbolo é uma espécie de signo que tem um poder expressivo que, em parte, depende da imaginação do ser humano. É uma realidade perceptível pelos sentidos e mediante a qual expressamos outra realidade.
A linguagem artística, ao contrário da linguagem cotidiana e da linguagem científica, não é informativa ou explicativa: é plurissignificativa, isto é, rica em significações e conotações. Aqui reside o seu poder sugestivo — será tanto mais intenso quanto maior for a nossa capacidade de interpretação, de associação e de inter-relação simbólica..."