QUESTÃO 1 Considere a seguinte situação hipotética, uma determinada economia se encontrava em dificuldade. A referida dificuldade se resumia em desemprego e desaceleração do consumo. A partir do contexto narrado, o governo decidiu agir e diante de várias ações que poderia adotar resolveu executar uma política de cunho fiscal. Com tal ação o governo esperava resolver ou até mesmo minimizar os problemas mencionados, mas não foi o que na prática aconteceu, ao passo que com a política adotada ele não conseguiu solucionar nenhum dos dois problemas. Boechat, Andréia Moreira da Fonseca. Economia e Sociedade. Maringá: Unicesumar, 2018. Considerando o contexto apresentado, podemos afirmar que, de modo geral, a tentativa do governo foi frustrada por que: Alternativas Alternativa 1: Ele adotou uma política fiscal restritiva ao invés de uma política fiscal expansionista. Alternativa 2: Ele adotou uma política fiscal expansionista via aumento de tributos. Alternativa 3: Ele adotou uma política fiscal expansionista via aumento de gastos. Alternativa 4: Ele adotou uma política fiscal restritiva via diminuição de tributos. Alternativa 5: Ele adotou uma política fiscal expansionista ao invés de uma política fiscal restritiva.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 02
Explicação:
Resposta:
Alternativa 01 - Ele adotou uma política fiscal restritiva ao invés de uma política fiscal expansionista.
Explicação:
Política Fiscal expansiva: é usada quando há uma insuficiência de demanda agregada em relação à produção. Isto ocorre quando temos "hiato deflacionário", havendo a formação de estoques excessivos, levando empresas a reduzir a produção e aumentando o desemprego. As medidas nesse caso seriam:
aumento dos gastos públicos;
diminuição da carga tributária, estimulando despesas de consumo e investimentos;
estímulos às exportações e a criação de barreiras às importações, beneficiando a produção nacional.
Política Fiscal restritiva: é usada quando a demanda agregada supera a capacidade produtiva da economia, no chamado "hiato inflacionário", onde os caem os estoques e sobem os preços. As medidas seriam: Diminuição dos gastos públicos; elevação da carga tributária sobre os bens de consumo e elevação das importações, pela redução de barreiras.