QUESTÃO 1
Considere a descrição a seguir:
Um jogo de futebol é realizado por duas equipes de jogadores. Cada time é composto por 11 jogadores, com diferentes funções: o goleiro, os defensores, os meio campistas, os atacantes e os ponta de lanças. O ponta de lança é um atacante especial por ter habilidades especiais (velocidade, movimentação, goleador, etc.). O jogo é realizado em um campo com medidas regulamentares (em comprimento e largura), tem duas traves, cada qual em extremos opostos do campo. Ganha o jogo o time que marcar mais gols (colocar a bola) nas redes da trave do adversário. No jogo existe apenas uma única bola, que apresenta características regulamentares (peso, diâmetro, etc.). O jogo de futebol é mediado por uma equipe de 3 a 5 árbitros, em que um é o árbitro principal, e os outros são árbitros auxiliares.
A partir da descrição esboce o diagrama de classes contendo todas as informações apresentadas:
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O "Diagrama de Classes" é, em programação, uma representação da estrutura e, também, das relações das classes que servem como modelo para objetos.
O Diagrama de Classes apresenta as classes, os atributos, as operações e, ainda, as relações entre os objetos de um sistema.
Em um jogo de futebol, temos:
O goleiro: deve evitar que, nos chutes para o gol, a bola entre.
Os defensores: devem evitar que os jogadores do time adversário chutem a bola para o gol.
Os meio campistas: devem fazer jogadas para passar a bola para os demais jogadores do time, visando o gol.
Os atacantes: devem tentar chutar a bola para o gol.
Os ponta de lanças: devem tentar chutar a bola para o gol, fazendo uso de suas habilidades especiais.
Bons estudos!
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