QUESTÃO 1 Conhecendo conceitos presentes na sociedade contemporânea Pobres: Pessoas indesejáveis! Uma das palavras difundidas no Brasil recentemente é Aporofobia! Você já ouviu falar deste termo? Imagina o que ela significa? O termo Aporofobia é tido como uma patologia social pela filósofa espanhola Adela Cortina: Aporofobia: vem do grego “áporos”, o pobre, o desamparado, e “fobéo”, que significa temer, odiar, rejeitar. A palavra, prima da xenofobia, homofobia e islamofobia, significa a aversão ao pobre pelo fato de ser pobre. Adela, ainda acrescenta: “é comum tratar bem quem pode nos fazer favor ou dar algo em troca e abandonar aqueles que não podem nos dar nada disso”. Aporofobia é tida como um fenômeno social, não físico, que não pode ser apontado com o dedo. Nomear a rejeição aos pobres permite-nos tornar visível esta patologia social, investigar as causas e decidir se concordamos que continue a crescer ou se estamos dispostos a desativá-la por nos parecer inadmissível. Aqui está a conexão da disciplina de Sociologia Jurídica, com a proposta da atividade! De acordo com o Pe. Julio Lancelotti “A criminalização da pobreza não criminaliza os produtores da pobreza, apenas os pobres e empobrecidos". Elaborado pelo professor. 2022  Fonte: Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2022. Um dos exemplos mais evidentes que podemos citar (dentre tantos) é a arquitetura (construção) hostil, onde se criam “barreiras” físicas para que “pobres miseráveis” não estraguem a beleza de prédios públicos e privados, chamado também de arquitetura anti-pobre. Proposta da atividade: Partindo destas reflexões siga as orientações abaixo para a construção do seu texto: 1- Leia o texto: Aporofobia (Autor Miguel Luzio-Santos), disponível no material da disciplina. 2- Consulte os sites listados abaixo, procurando identificar em cada um exemplos de práticas de aporofobia. 3- A partir das leituras e estudo dos materiais indicados construa o seu texto onde conste os seguinte elementos: - Introdução: A partir das leituras, apresente sua compreensão do termo aporofobia. - Desenvolvimento: Considerando suas reflexões, apresente a interpretação e análise da frase do Pe. Julio Lancelotti: “A criminalização da pobreza não criminaliza os produtores da pobreza, apenas os pobres e empobrecidos" e a relação da citação de Lancelotti com o sistema capitalista de produção. A partir das pesquisas apresente pelo menos 3 exemplos de práticas de aporofobia presentes na sociedade atual. - Considerações Finais (fechamento): Apresente quais os possíveis impactos da Aporofobia para sociedade, na atualidade e gerações futuras. Dicas de Ouro: - Assista ao vídeo de orientações da atividade. - Ao redigir sua resposta atente-se a correção ortográfica e concordância verbal. - Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado. - Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade (não é necessário anexar formulário).
Soluções para a tarefa
Resposta:ajudar ninguem quer mas cobrar dinheiro afff
Explicação:
Uma redação sobre a "aporofobia" seria assim: "Se existe um tipo de termo ou palavra que define este conceito totalmente inadequado, seria "aporofobia", algo que não faz a menor relevância em um cenário nacional, pois a população mais desfavorecida economicamente possui o mesmo "peso" que as demais.
Uma palavra que remete a um ódio indiscriminado
Este tipo de fenômeno social é obtido somente por indivíduos que não ligam ou não notam que as pessoas mais pobres na população simplesmente não tiveram condições e chances de empregos favoráveis, devido a um sistema capitalista.
É importante salientar que a população mais pobre não pode ser criminalizada simplesmente por uma totalidade, pois isto não se configura na realidade."
Veja mais sobre as redações em
https://brainly.com.br/tarefa/51322528
#SPJ5