QUESTÃO 1 Como o principal personagem de “Os Miseráveis”, Jean Valjean, era arrimo de uma família destroçada pela miséria, sua prisão selou o destino de todos, dele, da irmã e de seus sete sobrinhos. Uma ausência que terminou por arrastá-los ao caos social, maior dos custos do progresso industrial; era a ventania dos novos tempos; uma incrível metamorfose, pela obra da desgraça, da qual sobrevinha monstruosa e inelutável à luz da civilização burguesa: a nova classe trabalhadora, o proletariado urbano. Contudo, para completar a obra, muitos nesse permeio seriam sacrificados. A família do personagem Jean Valjean não fugiu à regra, como disse o romancista Victor Hugo nesta passagem:
[...] E sua irmã? E as crianças? Pergunte a um vendaval onde arremessou as folhas secas. Sem ninguém por eles, partiram ao acaso. Abandonaram a terra onde nasceram. Foram esquecidos. Com o tempo até Jean Valjean os esqueceu. Uma vez apenas, no quarto ano de sua pena, ouviu notícias de sua irmã por alguém que os conhecera. Vivia em Paris com apenas um dos filhos, o menino mais novo. Dos outros, nada se sabia. A irmã trabalhava todos os dias como operária. Deixava o filho na escola. Mas, como esta só abria mais tarde, o menino ficava esperando no frio. Essa notícia foi como um relâmpago, como uma janela aberta sobre o destino de quem ele amava. Uma janela que se fechou e não se abriu novamente, porque Jean Valjean nunca mais os encontrou, nem soube deles, por mais que os procurasse mais tarde
Uma leitura do trecho acima, feita por Durkheim, logo o faria mobilizar seus conceitos sociológicos. Para ele, valendo-se do método funcionalista, o que havia acontecido a Jean Valjean e à sua família foi um caso típico de: ?
A) anomia social
B) progresso social
C) competição social
D) integração social
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Para Durkheim o objetivo da sociologia é estudar o indivíduo e sua relação com o meio.
Para ele, a sociedade parte do coletivo, ou seja, o indivíduo só atua como tal pois faz parte de um espaço maior, sendo esse a sociedade.
Para entender melhor sobre a solidariedade, podemos incluir o pensamento de Durkheim, que definiu o fato social, e, suas diferenciações a partir do pressuposto que a sociedade de organizava a partir de um mecanismo bem estruturado.
Nesse contexto, todos são iguais dentro das diferenças, pertencendo a um mesmo ambiente, característica da solidariedade orgânica, refletida também pelo autor.
Ele apresenta assim três características sendo:
- A coercitividade;
- A Exterioridade;
- A Generalidade.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás